Inter estreia em casa no Brasileirão com empate de 2 a 2 contra o Sport

O SUL

Jogando em casa na noite deste domingo (31), o Inter estreou no Campeonato Brasileiro de 2021 com um empate de 2 a 2 contra o Sport-PR. O time gaúcho havia encerrado o primeiro tempo em vantagem de dois gols (Edenilson e Rodrigo Lindoso), mas na etapa seguinte permitiu que o adversário igualasse o placar, frustrando mais uma vez a torcida colorada.

A equipe sob o comando do espanhol Miguel Ángel Ramírez (cada vez mais questionado por torcedores e imprensa) já não vence há três partidas consecutivas na temporada: antes, empatou com o Grêmio em 1 a 1 no segundo duelo das finais do Campeonato Gaúcho e na semana passada encerrou sem gols o confronto contra os bolivianos do Always Ready pela Copa Libertadores da América.

O próximo compromisso do Inter está marcado para a 19h desta quinta-feira (3), contra o Vitória no Espírito Santo, pela Copa do Brasil (o jogo de volta será disputado uma semana depois, no Beira-Rio). Já no Brasileirão, os próximos adversários são o Fortaleza-CE e o Bahia, nos dois domingos seguintes e ambos fora de casa.

O confronto

O Inter foi ao ataque em diversos momentos após o apito inicial. Insistente pelas duas laterais mas sobretudo a esquerda, criou oportunidades de gol nos primeiros 15 minutos.

Aos 17 minutos, o atacante Caio Vidal foi derrubado dentro da área: pênalti, convertido pelo volante Edenilson. Inter 1 a 0. Em vantagem no placar, o Colorado manteve o controle da partida, passando a investir mais nos contra-ataques a partir dos 20 minutos.

Os donos da casa continuavam com a posse e se mostravam menos verticais do que antes. Aos 42 minutos, uma jogada do meia Taison resultou em escanteio, cobrado por Edenilson e desviado de cabeça pelo meia Rodrigo Lindoso para o fundo da rede dos visitantes. Inter 2 a 0.

Para o segundo tempo, o Sport retornou com duas mudanças – as entradas de André e Marquinhos. Mais ofensivo,  o contou com ajuda da trave para impedir o terceiro gol do Inter. Aos 16 minutos, o adversário descontou com Thiago Neves (ex-Grêmio) em cobrança de pênalti gerado por toque de bola na mão do meia colorado Maurício.

Por uma dessas ironias típicas do futebol, caberia a outro ex-jogador gremista estragar a festa colorada: aos 40 minutos, André  (em noite de reestreia pelo Sport, do qual já havia vestido a camisa) empatou, em lance decidido pelo juiz com o auxílio do vídeo.

Com oito minutos de acréscimos, o cronômetro do Beira-Rio indicava 50 minutos de etapa complementar quando o colorado Thiago Galhardo tocou de calcanhar para o fundo da goleira dos pernambucanos, mas o gol que daria a vitória de 3 a 2 para o Inter acabou anulado porque a bola lançada ao atacante teria supostamente ultrapassado a linha-de-fundo antes da conclusão.

Ficha técnica

— Inter: Marcelo Lomba, Saravia, Lucas Ribeiro, Víctor Cuesta, Moisés, Rodrigo Lindoso, Edenílson (Nonato), Taison (Palacios), Maurício (Praxedes), Caio Vidal (Patrick), Yuri Alberto (Thiago Galhardo). Técnico: Miguel Ángel Ramírez.

— Sport: Maílson, Hayner, Rafael Thyere, Sabino, Sander (Marquinhos), Marcão Silva, Júnior Tavares, Ricardinho, Thiago Neves (Gustavo Oliveira), Paulinho Moccelin (Maxwell), Mikael (André). Técnico: Umberto Louzer.

– Arbitragem: Rodolpho Toski Marques (PR), auxiliado por Ivan Carlos Bohn (PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR). Árbitro de vídeo (VAR): Adriano Milczvski (PR).