Hospital Vida & Saúde completa 86 anos de história

Fonte: Jéssica Ribeiro/Assessoria de Comunicação do Hospital Vida & Saúde

Neste domingo, 27 de junho, o Hospital Vida & Saúde completou 86 anos. No ano em que conquistou o nível máximo em acreditação hospitalar, a Instituição continua em crescimento, sempre mantendo a qualidade e a segurança no atendimento à comunidade de Santa Rosa e região.

A Instituição, que é referência para região macro-missioneira, conta com mais de 1.100 funcionários, além de um corpo clínico com cerca de 250 médicos. Com a aquisição da estrutura do Hospital Dom Bosco, adquirida em leilão em agosto do ano passado, o Vida & Saúde já conta com quase 30 mil metros quadrados de infraestrutura.

Programação de aniversário

Com a pandemia, a Instituição organizou formas de comemorar a data, buscando homenagear, sobretudo, os profissionais do Hospital.

Na semana de aniversário, um Brechó Solidário pensado para os colaboradores movimentou a Nova Unidade do Hospital, na quarta-feira (23).

Realizado no 9º andar, o Brechó contou com doações de roupas dos funcionários e foi vendida exclusivamente para os próprios colaboradores. A iniciativa contou com um grande público, que movimentou o Brechó desde às 7h.

Toda a renda arrecadada será destinada para melhorias no espaço de descanso dos funcionários.

Já na sexta-feira (25), houve distribuição de chocolate quente aos funcionários durante todo o dia na Praça Julia Lima. Devido a instabilidade do tempo, o plantio de ipê programado para o sábado (26) precisou ser transferido.

Histórico

Mais do que trabalho, a Instituição é sinônimo de carinho na comunidade, contando com um importante apoio através do Programa Voluntariado.

O voluntariado sempre foi uma marca do hospital, desde sua fundação no dia 27 de junho de 1935, quando em Assembleia Geral, santa-rosenses fundaram a Associação Hospitalar Caridade Santa Rosa.

O ato foi dirigido pelos senhores Vergílio Lunardi e João Macluf.

Após a fundação, a Sociedade Hospitalar começou a exercer um papel fundamental na saúde da população santa-rosense e da região, primando sempre pelo atendimento da população menos favorecida.

Em 1945, o hospital teve sua sede própria com 35 leitos. A organização do funcionamento foi realizada pelas irmãs franciscanas de forma voluntária. Foram elas que melhor interpretaram e colocaram em prática os princípios da “caridade” até 1976, e também cuidaram do setor de enfermagem.

Durante a década de 1980 e 1990, foram realizadas diversas campanhas e carnês para promover melhorias no hospital.

A comunidade sempre apoiou e ajudou a Instituição. Em 2006, 10 empresários assumiram, também de forma voluntária, o Conselho de Administração. Nesse período, a Instituição enfrentava muitas dificuldades, tinha muitas dívidas e atrasos de salários.

A partir deste momento, os empresários conseguiram firmar importantes parcerias para proporcionar investimentos em infraestrutura, tecnologia e gestão.

 Atendimento de referência e o crescimento constante

Com uma área de abrangência de cerca de 1 milhão de habitantes, o Hospital recebe pacientes para os mais diversos tipos de atendimentos. Além disso, com a pandemia, o Vida & Saúde passou a prestar uma importante assistência também aos pacientes COVID, recebendo pacientes de cerca de 100 municípios do Estado. “A melhoria contínua é um dos valores da Instituição. Com o aumento da infraestrutura e a ampliação de serviços, o Hospital tem trabalhado ainda mais neste sentido, e foi justamente por isso, que recebemos a Acreditação Hospitalar Nível 3 da ONA”, destaca o presidente do Hospital, Rubens Zamberlan.

Além de estar entre os nove hospitais do Estado com o nível máximo de certificação, o Vida & Saúde é referência de gestão com o Prêmio Luiz Carlos Rocha Falchi. Resultado de uma padronização dos serviços e da qualificação de cada setor, que vem sendo desenvolvida desde 2010, um convênio também foi firmado com o Hospital Israelita Albert Einsten, que possibilitou importantes avanços na segurança do paciente.

Com uma obra cada vez mais completa, a Nova Unidade do Hospital já conta com três pavimentos concluídos e em funcionamento: o Laboratório de Análises Clínicas (no 1º andar), o Centro de Diagnóstico por Imagem (no 2º andar) e o Núcleo de Educação Corporativa (no 9º andar). A expectativa agora fica por conta do 3º e 4º pavimento, que estão em processo adiantado de obra onde será instalado o Bloco Cirúrgico do HVS.

Além da Nova Unidade, o hospital gerencia os serviços: UPA, SAMU, Saúde Mental. Com foco na assistência humanizada aliada à tecnologia, o HVS não para de crescer.

GAUDÉRIO NEWS TV