Frente Parlamentar das Pontes é instituída na Assembleia gaúcha

Letícia Rodrigues   | Agência de Notícias

Na tarde desta segunda-feira (5), foi instalada a Frente Parlamentar das Pontes, iniciativa do deputado Paparico Bacchi (PL). A solenidade ocorreu na sala da Presidência, em formato híbrido, e contou com a presença de vários prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Paparico Bacchi salientou que 28 deputados subscreveram a Frente Parlamentar, que terá como objetivo debater as ações de manutenção ou melhorias das pontes nas rodovias do estado. “Sou testemunha de que nada adianta termos acesso asfáltico bons se não tivermos a ponte em iguais condições”, destacou, lembrando que muitas ainda têm apenas um sentido (monovias) ou não estão na classe adequada para suportar a passagem dos veículos atuais, já que foram construídas há bastante tempo. Ao final, informou que, nos próximos dias, deve ser apresentado o plano de trabalho da Frente Parlamentar.
O superintendente da 15ª Regional do Daer, em São Francisco de Paula, Ricardo Vuaden, apresentou o trabalho de vistoria das obras de artes especiais realizado em 2018, com o objetivo de garantir a seguranças dos usuários, conservar a obra e reduzir custos diretos e indiretos de intervenção. Foram vistoriadas as 848 pontes nas diferentes regionais do Daer, avaliando os riscos funcionais e/ou estruturais das construções. Segundo Vuaden, na época, para solucionar as patologias nas obras ou adequá-las para a classe correta seria necessário em torno de R$ 1 bilhão.
O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino da Silva, salientou que a apresentação feita por Vuaden mostrou o quanto é preciso evoluir nessa questão. “Hoje as pontes são um gargalo no nosso sistema rodoviário”, avaliou. Ele confirmou que seriam necessários em torno de R$ 1 bilhão para colocar todas as 848 pontes sob a jurisdição do Daer na classe correta e saudou a instalação da Frente Parlamentar por trazer à luz esse problema. Ele ainda enfatizou que o Daer, utilizando recursos próprios, já recuperou parte dessas pontes e citou os investimentos anunciados recentemente pelo governador Eduardo Leite para as estradas gaúchas. Por fim, agradeceu à Assembleia Legislativa, que fez um trabalho extraordinário ao aprovar as reformas que possibilitaram esse anúncio do governador. ” Vamos sim superar mais esse desafio e, aos poucos, colocar nossa malha viária em dia”, encerrou.

GAUDÉRIO NEWS TV