IFFar Campus Santa Rosa irá ofertar 35 vagas no curso de Mecatrônica no próximo semestre

O anúncio de um novo curso de mecatrônica em Santa Rosa, feito pela diretora geral do Instituto Federal Farroupilha (IFFar – Santa Rosa), Analice Marchezan, foi comemorado por entidades ligadas ao setor metal mecânico.

O munícipio é um polo industrial responsável pela produção de peças e componentes para a fabricação de cerca de 60% das colheitadeiras produzidas no Brasil.

A demanda reprimida por mão de obra qualificada para atender ao setor é um desafio a ser vencido.

Com a expansão agrícola no país, a indústria está na corrida por profissionais qualificados, explica o secretário executivo do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Mlétrico de Santa Rosa (SIMMME SR), Ocimar Felippini.

O Gaudério News foi ao campus do Instituto Federal Farroupilha na cidade, onde, desde 2014, já oferece o curso de eletromecânica, e que a partir do próximo semestre passa a oferecer o curso de mecatrônica.

A implantação do curso de eletromecânica à época, demandou investimentos superiores a sete milhões de reais.

Como o curso de mecatrônica, a ser oferecido já a partir do próximo semestre, utilizará os mesmos equipamentos, e será ministrado pelos professores que já atuam na instituição, o investimento feito anteriormente será otimizado e irá agregar valor tanto à instituição, como fortalecer o mercado de trabalho em toda a região.

Embora o curso seja também oferecido pelo Senai, o novo curso que será oferecido pelo IFFar irá fortalecer a oferta de profissionais, e com um aspecto diferente, irá capacitar futuros profissionais que ainda não foram inseridos no mercado de trabalho, ou seja, estudantes de 14 a 18 anos, em sua maioria, que irão cursar o ensino médio paralelamente ao curso profissionalizante.

O professor do IFFar, Alcedir Luís Finkler, explica que a aplicabilidade da mecatrônica, intimamente ligada à automação de processos de produção, não visa apenas a maior produtividade, mas também a segurança dos profissionais envolvidos.

A empregabilidade para quem se forma nessa área é alta, e mesmo antes de concluir a formação, muitos alunos já se posicionam no mercado de trabalho.

67 professores atuam no campus do Instituto Federal Farroupilha em Santa Rosa, que também conta com 55 técnicos administrativos, além de outros profissionais terceirizados, totalizando 130 servidores.

O campus atende à mais de 1200 estudantes em cursos técnicos e de graduação, abrangendo mais de 50 municípios da região.

GAUDÉRIO NEWS TV