Comissão de Representação Externa ouve associações ligadas à BM

© Agência de Notícias

Na tarde desta segunda-feira (12), a Comissão de Representação Externa tendo por objeto a implantação do Plano de Modernização de Carreira da Brigada Militar, coordenada pelo deputado Luiz Marenco (PDT), ouviu representantes de associações ligadas à Brigada Militar. O próximo encontro, em data a ser confirmada (dia 15 ou 19 de julho, às 17h), será com representantes do governo do Estado.

Segundo Marenco, o plano de modernização, que já vem sendo discutido há bastante tempo, desde 16 de junho estaria na Procuradoria-Geral do Estado. “Este projeto precisa andar mais ligeiro e chegar na Assembleia. Os brigadianos precisam vislumbrar uma carreira”, ressaltou o parlamentar. Marenco ainda apelou para que o líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), consiga trazer o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, para a próxima reunião.

O presidente estadual da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho (ABAMF), José Clemente da Silva Corrêa, lembrou que a proposta de modernização da carreira dos policiais militares de nível médio apresentada pelas entidades já foi exaustivamente detalhada aos parlamentares e também ao governo e espera que, em breve, a proposta seja protocolada na Assembleia Legislativa pelo Executivo. Conforme Clemente, a maioria dos PMs são de nível médio e não têm expectativa de carreira. Sobre o Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP), que ocorreu ontem, relatou a frustração de cerca de 8 mil dos 10 mil policiais aptos a prestarem esse concurso interno que não foram aprovados. Ele espera que o CTSP não seja impedimento para o governo dar celeridade ao envio do projeto de modernização da carreira.

O presidente estadual da  Associação dos Sargentos Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar (ASSTBM), Aparício Costa Santellano, concordou com a manifestação do presidente da ABAMF e destacou a importância da comissão para agilizar o envio do projeto de modernização da BM para o Parlamento gaúcho. “Entra governo e sai governo e o policial de nível médio sempre é deixado para trás”, reclamou, cobrando também o posicionamento dos comandantes da BM e não apenas do governo. Neste momento, segundo ele, a principal reivindicação é que o projeto de lei saia da gaveta do governo e seja protocolado na AL. Segundo ele, as associações estão abertas ao diálogo e ao entendimento e acreditam na discussão que os parlamentares farão em plenário para aprimorar o projeto.

Também o presidente da Associação de Praças Policiais e Bombeiros Militares (ASPRA/RS), Tiago Rommel, falou sobre o plano de modernização. Ele salientou que as três associações estão trabalhando juntas nesse processo. “Lutamos por uma valorização de todo o efetivo da Brigada Militar”, salientou. Ele ainda relatou as diversas demandas e reclames que recebe em relação à falta de uma carreira digna para os brigadianos de nível médio.

Presenças

Além de Marenco, participaram os deputados Jeferson Fernandes (PT), Beto Fantinel (MDB) e Frederico Antunes (PP), que integram a Comissão de Representação Externa, e as deputadas Luciana Genro (PSOL) e Franciane Bayer (PSB). O órgão temporário foi instalado em 25 de junho e tem o prazo de 30 dias para realizar seus trabalhos.

GAUDÉRIO NEWS TV