Com mais de mil leitos livres, ocupação em UTIs cai para 69% no RS

Estado registra o menor número de internados relacionados à Covid desde 19 de fevereiro     |      Brenda Fernández     |     CP

Com 1.047 leitos livres para casos graves, a ocupação em unidades de terapia intensiva (UTIs) no Rio Grande do Sul reduziu gradativamente durante o mês de julho chegando a 69,3% na tarde desta quinta-feira. Considerando o aumento na oferta de leitos e mais da metade dos gaúchos vacinados com a primeira dose contra Covid-19, a rede hospitalar gaúcha vive hoje uma tendência crescente de folga na ocupação hospitalar. Em março deste ano, quando o cenário era de colpaso, o sistema chegou a ter 114% de ocupação nas UTIs.

O contraste dos índices de hoje, comparados aos de quatro meses atrás, também se apresenta no volume de internados em UTIs, considerando positivos e suspeitos para Covid-19. Na tarde desta quinta-feira são 1.136 pacientes nesta situação, o menor volume desde 19 de fevereiro. Em menor ritmo de queda estão os internados com outras doenças, que hoje somam 1.232.

De acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, nenhuma região gaúcha mantinha sinal de alerta vermelho, de nível mais crítico, para a ocupação hospitalar. No entanto, estes números podem refletir uma defasagem visto que 42 dos 301 hospitais mantêm dados em atraso no sistema na tarde de hoje.

GAUDÉRIO NEWS TV