No dia 10 de agosto foi inaugurada a primeira estação permanente de coleta de materiais recicláveis em Santa Rosa.

A estação que foi montada na praça da Independência é uma iniciativa do  Bio Planet Institute, que tem como propósito promover a construção e ampliação da consciência do desenvolvimento sustentável de comunidades, cidades e organizações por meio de projetos e parcerias.

O resultado de ações ambientais como essa, que conta com uma plataforma de monitoramento, que mensura o quanto de valores foram gerados e o quanto de poluição foi evitada, reforça a conscientização.

No período de 20 dias, foram coletados quase 1400 quilos de materiais recicláveis, como papel, plástico, metal, vidros e óleos inservíveis de cozinha.

Com isso foi evitado que quase cinco quilos de CO2 fossem lançados na atmosfera.

O papel coletado e que será reaproveitado irá evitar que 10 árvores sejam cortadas.

O óleo de cozinha coletado evitou que quase um milhão e 400 mil litros d’água fossem poluídos.

A energia economizada, a partir desses materiais equivale ao consumo de uma pessoa por cerca de nove meses, explica a educadora ambiental do Bio Planet, Angélica Faleiro.

Além do resultado ambiental, a reciclagem tem um aspecto socioeconômico, pois gera renda à dezenas de famílias.

 A Presidente do Instituto, Márcia Werle, confirmou que até o final de 2021, quatro estações permanente de coleta de materiais recicláveis como esta, estarão funcionando em Santa Rosa. A próxima a ser instalada deverá ser inaugurada ainda esse mês. No dia do Gaúcho, 20 de setembro.

GAUDÉRIO NEWS TV