No final da tarde de Quinta-feira, dia 09, foi reinaugurada a Praça Constantino Bortoli, em frente ao Ginásio Pedro Deon, em Santa Rosa.

O espaço agora abriga a estátua de Cristóvão Colombo.

A estátua, que foi doada para o Município, em tamanho real do desbravador, em 1925,  quando ainda Santa Rosa era 14 de Julho, é uma das três em tamanho real, no mundo.

A neta de um dos pioneiros, Claudete Mallmann, contou que na época o avô ajudou a patrocinar a vinda do monumento para cá.

Anteriormente, a estátua ficava no canteiro central de uma avenida e não podia ser visitada, devido ao fluxo de veículos.

Agora nesse local, a visitação por turistas e estudantes será possível.

A revitalização da praça Constantino Bortoli, e a vinda da obra de arte para esse local, foi viabilizada através de uma parceria entre a secretaria de desenvolvimento econômico, turismo e tecnologia, secretaria de obras e secretaria de planejamento e habitação.

Confeccionado em cobre vermelho, o monumento foi restaurado pelo escultor e restaurador Luiz Henrique Mayer.

As etnias alemã, polonesa e italiana, são as mais presentes na colonização de Santa Rosa.

A contribuição desses imigrantes foi importante para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região.

Em 1925, nas comemorações do Cinquentenário da Imigração Italiana no Brasil, um grupo de italianos e descendentes realizaram uma ‘vaquinha’ e trouxeram para o município, a estátua de Cristóvão Colombo.

A revitalização da Praça Constantino Bonafede Bortoli contou com um acesso para a escola, parquinho infantil, bancos, iluminação especial, calçada e jardinagem.

A ideia é que a partir de agora, os alunos das escolas do município possam vir conhecer a praça e o monumento de Cristóvão Colombro, assim como a história dos italianos que se esforçaram para trazer o monumento para Santa Rosa.

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP

GAUDÉRIO NEWS TV