Represa clandestina no Lajeado Guilherme causou a baixa no nível do Rio Pratos em Horizontina, ponto de capitação de água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
A Barragem foi destruída neste domingo pelas equipe da Defesa Civil e Secretaria do Meio Ambiente.
Segundo Gerente da Corsan de Horizontina, na manhã desta segunda -feira, 24 de janeiro, devido a ocorrência de chuva na região aliado a destruição da represa, a situação em relação ao nível do Rio Pratos esteja normalizada, mesmo assim é necessário economizar água
Para a Reportagem Silvio Brasil, o Gerente da Corsan em Horizontina, Marcos Conte destacou que até a última sexta-feira, o nível do Rio pratos estava normal, porém, desde sábado, dia 22, vinha baixando consideravelmente conforme apontou o sistema de monitoramento da Barragem da Corsan.
Diante do alerta emitido no Rio Pratos, a Corsan solicitou que a Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente realizassem uma fiscalização nos mananciais que abastecem o rio onde está instalado o ponto de capitação de água da Corsan (Rio Pratos), afim de verificar algum tipo de uso indevido da água sendo encontrado uma barragem no Lajeado Guilherme. Segundo Marcos Conte, a interrupção clandestina foi destruída neste domingo, 23 de janeiro.
Conforme o gerente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em Horizontina, o nível do Rio Pratos na barragem para operar a capitação de forma normal é de 1.69m e desde as 15h de sábado, o nível baixou consideravelmente chegando na marca de 1.29m colocando em alerta a equipe da (Corsan).
Marcos Conte acrescentou que neste domingo logo após a barragem clandestina ter sido destruída, o nível voltou a subir chegando no local de capitação a 1,59m. Ele acredita que na manhã desta segunda -feira, 24 de janeiro, devido a ocorrência de chuva na região de Horizontina, aliada a destruição da represa clandestina, a situação em relação ao nível do Rio Pratos esteja normalizada evitando desta forma o racionamento no uso da água. Mesmo assim, destacou que economizar é preciso.

 

 

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP

GAUDÉRIO NEWS TV