A Famurs, entidade que representa os municípios gaúchos, presta sua solidariedade aos argentinos que sofrem com o incêndio de grandes proporções na localidade de Santo Tomé, na divisa com São Borja no RS. Queimadas são observadas há mais de uma semana  e as chamas já dizimaram cerca de 800 mil hectares entre áreas de eucalipto e campos nativos na região.

O presidente da Famurs e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, lidera a ida de corporações dos bombeiros gaúchos para o combate e ajuda na Argentina. Devido a fumaça, a paisagem foi alterada em São Borja e outras cidades, além de prejudicar a qualidade do ar.

“Tivemos hoje aqui um grande combate a incêndio nas proximidades da área urbana do município de São Borja, entre os trevos de acesso ao município, em que tivemos um grande trabalho da corporação de bombeiros, na qual fazemos o nosso importante agradecimento, estendendo as empresas que ficam aqui as margens da BR 472 e a comunidade. A prefeitura de São Borja trouxe equipamentos, patrolas, retroescavadeiras, tratores, comunidade também ajudou com equipamentos, e requisitamos pulverizadores agrícolas para auxiliar no combate a esse incêndio. Um trabalho em conjunto buscou dar certo e nós estamos finalizando, se Deus quiser, o combate a esse incêndio e cuidar agora apenas dos rescaldos”, comenta Bonotto.

Bonotto formalizou o pedido de ajuda aos governos estadual e federal para combater os incêndios.