Nesta sexta-feira (9), uma nova frente fria traz para Rio Grande do Sul chuva de forte intensidade. Há alerta para tempestades severas na Região Central, no Sul, na Serra, na Capital e na Região Metropolitana, onde podem ocorrer descargas elétricas e queda de granizo. No Litoral, o mar fica agitado e podem ocorrer rajadas de vento de até 80km/h. Um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet), nesta quinta-feira (8), informa que pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, há previsão de ventos de até 100 km/h, queda de granizo e corte de energia elétrica.

A atuação de um sistema pré-frontal, um fenômeno que ocorre antes da passagem da frente fria em que são trazidos ventos quentes do interior do país, faz com que as temperaturas tenham uma elevação significativa em algumas regiões. A mínima do dia, 3°C, está prevista para Pedras Altas, no Sul. A máxima, que pode chegar a 35°C, ocorre em São José do Sul, no Vale do Taquari. Na Capital, os termômetros ficam entre 12°C e 25°C.

No sábado (10), há risco de tempestades com trovoadas durante a manhã no Norte e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Neste período, os acumulados ainda serão elevados. A partir da tarde, a instabilidade começa a perder força e há previsão de predomínio do sol em todo território gaúcho. Com a chegada de uma uma massa de ar polar, as temperaturas declinam em todo Estado. Há risco de geada na Campanha e na Fronteira Oeste.