24.5 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, setembro 19, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Terra Yanomami registra 122 mortes de indígenas em quatro meses de emergência...

Terra Yanomami registra 122 mortes de indígenas em quatro meses de emergência na saúde; 54% são de crianças e adolescentes

Do número de mortes, 43 ocorreram em hospital e outras 78 dentro do próprio território. A principal causa dos óbitos são por doenças infecciosas, como pneumonia e doenças diarreicas.    |    G1 RR — Boa Vista

A Terra Indígena Yanomami registrou 122 mortes em quatro meses de emergência em saúde pública.

Do total, 67 das vítimas são crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos, ou seja 54,4%.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na segunda quinzena de maio.

A principal causa dos óbitos são por doenças infecciosas, como pneumonia e doenças diarreicas. Os idosos representam 30 do número total de mortes.

Do número de mortes,43 ocorreram em hospital e outras 78 dentro do próprio território. Um óbito ocorreu em um local não informado.

A maioria das vítimas são do polo base Auaris, com 30 mortos, seguido de Xitei, com 10 e Surucucu, região de referência em saúde, com oito óbitos, seguido de Maturaca, também com oito mortos e cinco em Missão Catrimani. Outras 61 mortes ocorreram em locais não identificados.

Os dados apontam que das mortes, 54 foram por doenças infecciosas, 24 por causas externas, 16 por desnutrição, 16 por outras causa, 8 óbito neonatal e 4 doenças do aparelho digestivo.

A Terra Indígena Yanomami é o maior território indígena do país, com mais 10 milhões de hectares. O número corresponde a extensão aproximada do estado do Pernambuco. Atualmente, o Ministério da Saúde estima que 31.007 indígenas estejam no território.

VOCÊ É 100425053ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br