17.6 C
Rio Grande do Sul
quarta-feira, setembro 18, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Casos de Covid-19 aumentaram 80% em todo o mundo, mas mortalidade caiu

Casos de Covid-19 aumentaram 80% em todo o mundo, mas mortalidade caiu

Cerca de 1,5 milhão de casos foram reportados entre 10 de julho e 6 de agosto    |     Com Informações -  AFP

Os casos de Covid-19 em todo o mundo aumentaram em 80% no último mês, enquanto a mortalidade diminuiu em 57%, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira (11).

Esses números coincidem com um aumento notável na disseminação de uma nova variante do vírus em países como Estados Unidos, Reino Unido e França, durante o verão no hemisfério norte.

Entre 10 de julho e 6 de agosto, cerca de 1,5 milhão de casos foram relatados, um aumento de 80% em relação aos 28 dias anteriores, de acordo com o relatório semanal da OMS. O número de mortes diminuiu em 57%, totalizando 2.500 óbitos.

A OMS alertou que esses números não refletem a situação real, uma vez que os testes de diagnóstico e o monitoramento da pandemia têm diminuído.

Na região do Pacífico Leste, as infecções aumentaram 137% no último mês, conforme relatado pela organização.

As autoridades de saúde nos Estados Unidos, Reino Unido, Índia, França e Japão também anunciaram aumentos nos casos, embora moderados.

Apesar de a OMS ter declarado em maio que a pandemia não era mais uma emergência de saúde global, seu diretor-geral, Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou recentemente que “o vírus continua circulando em todos os países, continuando a matar e se modificando”.

A variante EG.5, apelidada de Eris por alguns cientistas, tem sido amplamente detectada e pode ser responsável pelo aumento de casos. Mais de 17% dos casos de Covid-19 relatados em meados de julho foram atribuídos à variante EG.5, em comparação com 7,6% no mês anterior, de acordo com a OMS.

Além das aglomerações causadas pelas férias de verão, a diminuição da imunidade também pode estar desempenhando um papel no aumento dos casos.

A variante EG.5 é uma subvariante da família ômicron, que por sua vez faz parte da cepa XBB. Ela parece ser mais transmissível que outras variantes em circulação, possivelmente devido a novas mutações genéticas.

Embora os especialistas indiquem que esta variante não parece causar sintomas ou virulência específicos, o risco de uma variante mais perigosa emergir ainda está presente.

A vacinação continua sendo fundamental, e a OMS pediu um aumento nos esforços para ampliar a cobertura de vacinação. Apesar da diminuição da eficácia das vacinas ao longo do tempo em relação aos contágios, elas continuam sendo muito protetoras contra formas graves da doença.

Para lidar com as mutações do vírus, as empresas farmacêuticas Pfizer/BioNTech, Moderna e Novavax estão desenvolvendo vacinas direcionadas à cepa XBB, como recomendado pela OMS na primavera. Em vários países, incluindo a França, campanhas de vacinação direcionadas aos grupos vulneráveis estão planejadas para o outono, juntamente com as campanhas de vacinação contra a gripe.

VOCÊ É 100424727ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br