24 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 20, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Argentina estuda medidas para limitar impacto da desvalorização do peso

Argentina estuda medidas para limitar impacto da desvalorização do peso

O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, teve uma série de reuniões com sua equipe econômica durante o último fim de semana. (Foto: Reprodução)   |    Com informações -  O Sul 

O ministro da Economia da Argentina, Sergio Massa, liderou uma série de reuniões com sua equipe econômica durante o último fim de semana para abordar novas medidas destinadas a atenuar os impactos da desvalorização do peso e do aumento das taxas de juros do país após as primárias das eleições gerais. Segundo informações do “Infobae”, várias medidas estão sendo consideradas para estabilizar a situação, pelo menos até o primeiro turno das eleições, marcado para o dia 22 de outubro.

Controle de preços: Uma das medidas em discussão é o controle de preços. Massa está analisando a possibilidade de implementar novos abonos fiscais e reajustes salariais, buscando criar um cenário mais estável para as eleições. Um dos componentes centrais desse pacote econômico seria estabelecer um aumento salarial uniforme para todas as classes, complementando as negociações sobre aumentos setoriais. No entanto, essa abordagem pode encontrar resistência por parte dos sindicatos.

Setor de varejo: Uma outra medida em consideração é uma proposta para o setor de varejo do país, na qual as empresas seriam incentivadas a aumentar os preços nas prateleiras em 5% por mês durante um período de 90 dias. Essa proposta já foi aceita por 31 redes de supermercados argentinas. Atualmente, o controle de preços só se aplicaria a produtos de marca própria dos estabelecimentos. Empresas que aumentarem os preços acima de 5% poderiam perder benefícios fiscais concedidos pelo governo. Além disso, está sendo estudado também um controle de aumento de 5% para o setor farmacêutico.

Preços de combustíveis: Massa está avaliando a possibilidade de congelar os preços dos combustíveis até após o primeiro turno das eleições presidenciais, com a ameaça de retirada de benefícios fiscais para as empresas que não cumpram o acordo.

Setor de energia: Há também a discussão sobre o aumento dos subsídios para o setor de energia, que está sendo afetado pela desvalorização do peso. A Secretaria de Energia está planejando definir um “preço estacionário” para a energia elétrica, uma taxa mínima aplicada em todo o país. Esse valor será determinado por um estudo a ser conduzido na próxima semana.

VOCÊ É 100425851ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br