24.5 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, setembro 19, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Coreia do Norte informa que lançou com sucesso satélite de vigilância

Coreia do Norte informa que lançou com sucesso satélite de vigilância

Regime coreano informou que vai colocar mais sondas em órbita para monitoramentos de defesa     |     Com informações -  AFP

Nesta terça-feira, a Coreia do Norte anunciou ter colocado com sucesso em órbita um satélite militar de vigilância, desafiando as resoluções da ONU que proíbem o uso de tecnologias de mísseis balísticos. O foguete foi lançado na noite de terça-feira e, conforme a agência oficial norte-coreana KCNA, seguiu a trajetória planejada, realizando o feito de colocar em órbita o satélite Malligyong-1.

O Exército sul-coreano também confirmou a detecção de um suposto satélite de vigilância militar às 13h43min (horário local). Após a missão, a KCNA anunciou que a Coreia do Norte planeja lançar outros satélites em um futuro próximo para reforçar suas capacidades de vigilância sobre a Coreia do Sul.

A Coreia do Sul respondeu ao lançamento anunciando a retomada das operações de vigilância ao longo da fronteira com a Coreia do Norte, as quais foram suspensas em 2018 como parte de um acordo para reduzir as tensões militares. O Estado-Maior do Exército sul-coreano não pôde confirmar imediatamente se o satélite foi efetivamente colocado em órbita, mas destacou que o lançamento constitui uma provocação que viola as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

Tanto os Estados Unidos quanto o Japão condenaram o lançamento, enfatizando que o uso da tecnologia de mísseis balísticos viola claramente as resoluções das Nações Unidas. O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, declarou que o ato representa uma violação das resoluções da ONU, enquanto a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Adrienne Watson, alertou que o lançamento aumenta as tensões e pode desestabilizar a situação de segurança na região e além.

Anteriormente, a Coreia do Norte havia informado ao Japão sobre sua intenção de lançar um satélite a partir da quarta-feira, marcando a terceira tentativa após dois fracassos em maio e agosto. A aproximação entre a Coreia do Norte e a Rússia tem gerado preocupações entre os Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão, com relatos de que Pyongyang estaria fornecendo armas à Rússia em troca de tecnologias espaciais russas. O país realizou um número recorde de testes com mísseis neste ano, reafirmando seu status de potência nuclear, apesar das sanções internacionais e das advertências de seus adversários.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100425053ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br