20.4 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 20, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Choque Térmico no Sul do Brasil: Frio Intenso Será Seguido por Calor...

Choque Térmico no Sul do Brasil: Frio Intenso Será Seguido por Calor Extremo na Transição de Julho para Agosto

Massa de ar frio traz geada e temperaturas negativas no início da semana, enquanto corrente de ar quente eleva as temperaturas acima dos 30ºC na segunda metade de agosto.

A transição do mês de julho para agosto será caracterizada por extremos de temperatura, com um choque térmico significativo de frio para calor. Inicialmente, uma massa de ar frio trará baixas temperaturas, mas logo depois, a chegada de ar muito quente elevará a temperatura a níveis incomuns para esta época do ano, especialmente durante as tardes.

Esse cenário não é surpreendente, especialmente em agosto, pois historicamente, este mês apresenta grandes variações de temperatura no Sul do Brasil.

Período de Frio Breve

O período de frio será curto e não será tão intenso quanto o registrado no final de junho e nas primeiras duas semanas de julho, limitando-se principalmente ao sul do Rio Grande do Sul.

A massa de ar frio terá trajetória marítima, associada a um centro de alta pressão no Atlântico, o que fará com que a duração do frio seja curta. Em contraste, no final de junho e início de julho, a massa de ar frio tinha uma trajetória continental, resultando em um período mais prolongado de temperaturas baixas.

Mudança Meteorológica

Na segunda metade da semana, o cenário meteorológico mudará drasticamente. Uma intensa corrente de jato em baixos níveis (JBN) se formará no interior do continente, atuando primeiro no centro da Argentina e depois no Uruguai e Rio Grande do Sul, trazendo ar muito quente.

Frio Inicial

Uma massa de ar frio chegará entre hoje e amanhã no Sul do Brasil, precedida por uma frente fria que provocará chuva nos três estados da região. Apesar de não ser uma massa de ar frio intensa, causará uma queda acentuada na temperatura.

No Rio Grande do Sul, o amanhecer desta segunda-feira pode registrar temperaturas ao redor e abaixo de 5ºC em cidades da Campanha e da Serra do Sudeste, com uma tarde fria em várias localidades. No entanto, o amanhecer mais frio será na terça-feira.

Na terça-feira, são esperadas temperaturas negativas na fronteira com o Uruguai, na Campanha e na Serra do Sudeste, com mínimas de até -2ºC ou -3ºC, podendo ser ainda menores em áreas baixas da Serra do Sudeste, onde haverá formação de geada.

Em Porto Alegre e região metropolitana, a terça-feira terá as menores temperaturas da semana, com mínimas entre 6ºC e 8ºC na maioria das cidades. Nos Campos de Cima da Serra, algumas localidades poderão registrar temperaturas próximas de 0ºC.

Calor Intenso

Com o afastamento do ar frio para o oceano e a formação de uma corrente de jato em baixos níveis no interior do continente, o ar quente rapidamente invadirá várias áreas do Sul do Brasil na segunda metade da semana, causando um verdadeiro choque térmico após o frio do início da semana.

As temperaturas subirão acentuadamente no Rio Grande do Sul a partir de quinta-feira, com muitas cidades registrando temperaturas acima de 25ºC durante a tarde, algumas se aproximando dos 30ºC.

As tardes de sexta e sábado serão as mais quentes da semana, com máximas próximas ou superiores a 30ºC em várias localidades, incluindo Porto Alegre e região metropolitana. Algumas áreas podem registrar temperaturas entre 31ºC e 33ºC, com sensação de tempo abafado.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br