17.1 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 13, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Polícia Civil deflagra Operação Soldanus em Gravataí por suspeitas de fraude em...

Polícia Civil deflagra Operação Soldanus em Gravataí por suspeitas de fraude em licitações

Investigações apontam irregularidades em contratos do IPAG e possível favorecimento de empresa de outro estado; até o momento, não há prisões.

A Polícia Civil de Gravataí lançou nesta quarta-feira (14) a Operação Soldanus para investigar suspeitas de fraude em licitações e associação criminosa no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Gravataí (IPAG). A operação foi motivada por irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) em licitações relacionadas à folha de pagamento dos servidores municipais.

Durante a ação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Gravataí, Alvorada e Belo Horizonte (MG). Documentos, computadores e celulares foram apreendidos, e houve quebra de sigilos bancário e fiscal dos suspeitos. Até o momento, não houve prisões.

A investigação busca confirmar se houve direcionamento nas licitações, possivelmente favorecendo uma empresa de outro estado. O relatório inicial do TCE-RS indicou que houve manipulação nos valores da folha de pagamento, resultando na contratação de uma empresa que gerou desperdício de recursos públicos.

A Polícia Civil apurou que o IPAG teria pago indevidamente R$ 218,4 mil à empresa em questão. Além disso, foram identificadas duas prorrogações contratuais que, segundo a investigação, decorreram de cálculos incorretos feitos pela empresa contratada. A polícia continua a investigação para identificar todos os responsáveis e suas respectivas responsabilidades.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br