24 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 20, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Ex-deputado Alexandre Frota é Acusado de Colaborar com Gabinete de Alexandre de...

Ex-deputado Alexandre Frota é Acusado de Colaborar com Gabinete de Alexandre de Moraes na Perseguição a Opositores do STF

Flávio Bolsonaro critica duramente a suposta colaboração, enquanto novas revelações apontam que Frota teria influenciado o bloqueio de perfis nas redes sociais durante as eleições de 2022.

Após as recentes revelações da Folha de S.Paulo sobre o comportamento do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma nova controvérsia surgiu nesta segunda-feira (19). Desta vez, o ex-deputado Alexandre Frota foi apontado como um colaborador não oficial do gabinete de Moraes, fornecendo aos seus assessores informações sobre perfis de redes sociais que se manifestavam contra os interesses do STF.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) manifestou sua indignação nas redes sociais, criticando duramente a suposta colaboração. Ele afirmou: “Alexandre Frota também colaborou com o complexo industrial de perseguição de Alexandre de Moraes. Não se trata mais de informalidade, estamos vendo a verdadeira bagunça que existia ali… Indefensável!”. Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo PL-SP, também comentou o incidente, dizendo: “O mais alto nível do Judiciário seguia os conselhos de Alexandre Frota! Quem vai defender o Frota agora? Ex-ator de filme pornô e ex-deputado Alexandre Frota tinha contato com juízes auxiliares de Moraes, que seguiam suas sugestões. Meu Deus!”.

De acordo com a Folha de S.Paulo, Frota auxiliou o ministro Alexandre de Moraes ao fornecer materiais que resultaram na remoção de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) das redes sociais durante as eleições de 2022. Segundo a reportagem, Frota enviou à equipe de Moraes postagens de pessoas que participaram de manifestações contra os ministros do STF em Nova Iorque, incluindo o cantor gospel Davi Sacer.

Conversas entre Airton Vieira, magistrado instrutor de Moraes no STF, e Eduardo Tagliaferro, responsável pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED) do Tribunal Superior Eleitoral, revelam discussões sobre a inclusão de Davi Sacer em um relatório que resultou na suspensão de suas redes sociais. “Eduardo, esses aí também, por favor, coloque no relatório. Para fins de bloqueio”, instruiu Vieira. Tagliaferro, no entanto, expressou preocupações sobre as consequências da ação: “Dr. Airton, não sei se é uma boa ideia ir atrás do Davi Sacer, esse cara é o cantor gospel mais famoso; é influente, vai mobilizar católicos e evangélicos, além de outros cantores. Não seria melhor esperar um pouco? A figura mencionada não tem bom senso, é totalmente partidária sem pensar nas consequências”, referindo-se a uma pessoa não identificada como “a figura”.

Apesar das preocupações levantadas, a influência de Frota prevaleceu, como indicado em uma declaração de Vieira: “O problema é que foi o ministro quem pediu. Depois recebi pelo deputado Frota… Paciência. Vamos em frente”. No dia seguinte, 15 de novembro de 2022, a conta no Twitter de Davi Sacer foi bloqueada sob a acusação de incitação a ataques contra os ministros do STF. Até o momento, a conta permanece suspensa.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br