26.9 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, setembro 19, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Candidatos Apostam em "Bolsonaro" e "Lula" como Nomes na Urna para Atrair...

Candidatos Apostam em “Bolsonaro” e “Lula” como Nomes na Urna para Atrair Eleitores em 2024

A Justiça Eleitoral recebeu 175 pedidos de uso dos nomes "Bolsonaro" e "Lula" nas eleições deste ano, incluindo apoiadores e parentes que buscam capitalizar em cima da popularidade dos ex-presidentes.

A Justiça Eleitoral recebeu 175 pedidos de candidatos que desejam utilizar os nomes “Bolsonaro” e “Lula” nas eleições deste ano. Segundo as regras, o nome na urna eletrônica deve ter no máximo 30 caracteres, podendo ser o prenome, sobrenome, cognome, abreviação ou apelido mais conhecido do candidato, desde que não seja ofensivo ou ridículo.

Das 80 solicitações para uso do nome “Bolsonaro”, apenas três são de parentes do ex-presidente Jair Bolsonaro. Renato Bolsonaro (PL), irmão de Jair, concorre à prefeitura de Registro, em São Paulo. Dois filhos também estão na disputa por vagas de vereador: Carlos Bolsonaro, no Rio de Janeiro (RJ), e Jair Renan, em Balneário Camboriú (SC), que adotou o nome “Jair Bolsonaro” nas urnas e está sob investigação do Ministério Público por possível confusão do eleitor.

Os demais candidatos que desejam usar o nome “Bolsonaro” são apoiadores do ex-presidente, em sua maioria concorrendo pelo PL nos Estados do Sul e Sudeste. No Rio de Janeiro, há candidatos com o sobrenome “Bolsonaro” em seis municípios, incluindo a capital.

Por exemplo, Vanessa da Silva Oliveira (PL) escolheu o nome “Negona do Bolsonaro” para aparecer nas urnas do Rio de Janeiro. Outros casos incluem Laurindo Pereira Tavares Filho (PP), que pediu para ser identificado apenas como “Bolsonaro” em Barreirinha (AM).

Quanto ao nome “Lula”, o TSE recebeu 95 solicitações de candidatos, principalmente do PT. Alguns candidatos usam a semelhança física para atrair eleitores, como Daniel Vieira da Silva (PT), que se apresenta como “Lula de Arapiraca” e concorre a vereador em Alagoas.

Outros candidatos combinaram o sobrenome “Lula” com seus próprios nomes. Djanira dos Santos Melo (PT), por exemplo, escolheu o nome “Djanira Lula” em São Domingos do Maranhão (MA). Já em Queimadas (PB), Leneide da Silva (PT) optou por “Neide de Lula”.

Além disso, há aqueles que utilizam o sobrenome de maneiras mais criativas, como “José Mario Presidente Lula” (PT), que concorre em Cristalina (GO), e “Vinicius Lula Livre” (PT), que disputa uma vaga em Alto Paraíso de Goiás (GO).

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br