25.3 C
Rio Grande do Sul
sábado, setembro 21, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Polícia Militar desocupa UERJ e detém estudantes e deputado federal em operação...

Polícia Militar desocupa UERJ e detém estudantes e deputado federal em operação judicial

Ação cumpre ordem de reintegração de posse após 56 dias de ocupação; detenção de Glauber Braga gera críticas sobre autoritarismo e repressão.

Na tarde desta sexta-feira (20), por volta das 15h15, policiais militares realizaram a desocupação dos estudantes que ocupavam a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), cumprindo uma ordem judicial da 13ª Vara de Fazenda Pública. A decisão determinava a reintegração de posse da universidade, exigindo a retirada total dos manifestantes dos prédios.

Por volta das 14h, três estudantes foram detidos e levados em um ônibus da Polícia Militar. Um vídeo registrou também a detenção do deputado federal Glauber Braga (Psol), que estava no local em apoio aos estudantes. Todos foram encaminhados à Cidade da Polícia.

De acordo com a assessoria do deputado, ele foi transportado no ônibus da Polícia Militar e sua defesa foi acionada para acompanhar o caso.

Os manifestantes haviam ocupado a reitoria e outros prédios da UERJ por 56 dias, em protesto contra alterações nas regras de concessão de bolsas e auxílios estudantis. Havia uma ordem judicial para a desocupação dos locais.

Em comunicado nas redes sociais, a assessoria de Glauber Braga classificou a detenção como ilegal, destacando que “um deputado federal só pode ser preso em flagrante por crime inafiançável”. O texto criticou o que considerou ser autoritarismo do governo Cláudio Castro e da reitoria da UERJ, afirmando: “Lutar não é crime! Abaixo o autoritarismo e a repressão.”

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br