22.9 C
Rio Grande do Sul
quarta-feira, outubro 2, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Israel Declara Antonio Guterres "Persona Non Grata" Após Ataque do Irã

Israel Declara Antonio Guterres “Persona Non Grata” Após Ataque do Irã

Ministro das Relações Exteriores critica secretário-geral da ONU por não condenar ataque, enquanto Guterres pede urgentemente um cessar-fogo no Oriente Médio.

Nesta quarta-feira (2), Israel declarou o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, como “persona non grata” em resposta à sua falta de uma condenação clara do ataque com mísseis do Irã contra o território israelense, ocorrido na terça-feira.

O ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, afirmou em um comunicado: “Qualquer um que não condene de maneira inequívoca o ataque brutal do Irã contra Israel não merece estar em solo israelense. Este secretário-geral é anti-Israel e apoia terroristas, estupradores e assassinos.”

Katz também ressaltou que Guterres, ao apoiar “os assassinos do Hamas, do Hezbollah, os houthis e agora do Irã, que é a raiz do terrorismo global, será lembrado como uma mancha na história da ONU por gerações.”

Em reação ao ataque iraniano, que lançou quase 200 mísseis sobre Israel na noite de terça-feira, Guterres expressou sua preocupação, condenando “a escalada do conflito no Oriente Médio”. Ele fez um apelo enfático: “Isto tem que parar. Precisamos urgentemente de um cessar-fogo.”

O secretário-geral da ONU tem repetidamente solicitado um cessar-fogo nas hostilidades entre Israel, o Hamas em Gaza e o Hezbollah no Líbano.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br