Mais de 20 municípios do Litoral Norte gaúcho entram em lockdown a partir desta sexta-feira

Fonte: O Sul

Em meio ao avanço da pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (3) a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) optou pelo lockdown a partir desta sexta-feira (5). A decisão contou com a maioria dos votos dos prefeitos ligados à entidade e será adotada nas cidades da região e da encosta da Serra Gaúcha.

O bloqueio é uma das medidas mais severas no âmbito das restrições de atividades para conter o avanço da doença. Dentre os principais protocolos estão a paralisação supermercados e outros estabelecimentos comerciais e uma série de limitações até mesmo para farmácias, que deverão funcionar apenas com sistema de tele-entrega.

Postos de combustíveis permanecerão abertos, mas com as lojas de conveniência fechadas. Todas as demais atividades não essenciais deverão estar fechadas já desde a primeira hora desta sexta-feira (5) e até as 5h de segunda-feira (8).

Os integrantes da Amlinorte levaram em conta os elevados índices de contágio e de óbitos na região – cuja população móvel é ampliada de forma considerável por turistas e veranistas no período de dezembro a março, que coincide com o verão).

A opção pelo lockdown (cujas diretrizes são mais amplas e intensas que as previstas pelo governo gaúcho por meio da bandeira preta no distanciamento controlado) também atendeu a uma orientação do Centro de Operações de Emergência da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) do Litoral Norte.

Vale lembrar que a bandeira preta (altíssimo risco para coronavírus), vigente até o início da semana que vem em todas as regiões gaúchas, já proíbe a permanência das pessoas na faixa de areia das praias gaúchas. O objetivo é evitar aglomerações, um dos principais fatores de risco para a transmissão da Covid.

A região se encontra em colapso na rede assistencial de saúde, com aumento no número de pacientes em fila de espera aguardando leitos. Na “Região-Covid” de Capão da Canoa (que abrange esta e outras 22 cidades no sistema de distanciamento controlado), a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTI) era de 101,3% na noite desta quarta-feira.

“Nossa proposta é aliviar a tensão no sistema de saúde, que atualmente se encontra completamente esgotado na região”, explicou o prefeito de Itati, Flori Werb, presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte. Cada um dos Executivos locais promulgará decretos próprios formalizando a adoção do bloqueio entre sexta e segunda-feira.

Municípios abrangidos pela Associação

– Arroio do Sal;
– Balneário Pinhal;
– Capão da Canoa;
– Capivari do Sul;
– Caraá;
– Cidreira;
– Dom Pedro de Alcântara;
– Itati;
– Imbé;
– Mampituba;
– Maquiné;
– Morrinhos do Sul;
– Mostardas;
– Osório;
– Palmares do Sul;
– Santo Antônio da Patrulha;
– Tavares;
– Terra de Areia;
– Torres;
– Tramandaí;
– Três Cachoeiras;
– Três Forquilhas;
– Xangri-Lá.