Aeronaves da Segurança levam vacinas contra Covid-19 para 13 Coordenadorias Regionais de Saúde do Interior

Voos de BM e Polícia Civil têm destino em sete cidades, com distribuição de imunizantes que vai abranger 346 municípios. / SSP/RS / Texto: Carlos Ismael Moreira/SSP e Ascom SES / Edição: Ascom SSP

O governo do Estado iniciou mais uma etapa da distribuição da vacina Coronavac/Butantan às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs), e as forças de Segurança mais uma vez prestam apoio para agilizar o transporte do imunizante. Aeronaves da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil levarão, ao longo da manhã desta quinta-feira (11/3), caixas com unidades do imunizante para sete cidades, atendendo 13 centrais do Interior.

Brigadianos embarcam uma caixa de vacinas em avião bimotor da BM.
Embarque das doses ocorreu nas primeiras horas da manhã, no Batalhão Aéreo da BM, junto ao aeroporto Salgado Filho – Foto: Grégori Bertó/SSP

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, acompanhou o embarque das vacinas no Batalhão de Aviação (Bav-BM), junto ao aeroporto Salgado Filho, e destacou o papel fundamental do transporte aéreo para acelerar a chegada da vacina à toda a população gaúcha.

“Com esses voos, estamos realizando o transporte para 13 das nossas 18 Coordenadorias Regionais de Saúde, que abrangem um total de 346 municípios, quase 70% de todas as cidades do RS, num intervalo de quatro horas. Ou seja, é um ganho astronômico de tempo em relação ao transporte rodoviário, sem falar na segurança muito maior do deslocamento aéreo. Além do trabalho ininterrupto na linha de frente com as ações de policiamento, é mais uma contribuição que as nossas forças de segurança dão para a proteção dos gaúchos. Afinal de contas, a vacinação é a nossa maior arma para reduzirmos o risco à população, baixarmos a curva de contaminação e ocupação de leitos e, aos poucos, retomarmos a normalidade das nossas rotinas”, afirmou Ranolfo.

Helicóptero da Polícia Civil em um capão de grama. Diante dele, dois homens. Ao fundo, um galpão.
Helicóptero da Polícia Civil levará carga para Santa Maria, na Região Central do Estado – Foto: Grégori Bertó/SSP

Nesta remessa, estão sendo distribuídas 206.560 doses. Uma parte foi retirada ainda na tarde de quarta-feira, na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi) pelas 8ª e 16ª CRSs, além da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. Também foi realizada a entrega na 1ª CRSs.

As demais Coordenadorias deverão receber as vacinas nesta quinta-feira (11/3), com distribuição por via terrestre e aérea. Está é a sétima rodada de transporte aéreo de vacinas pelas forças de Segurança. No total, as aeronaves contabilizam mais de 30 horas de voo, que somam mais de 12 mil quilômetros em itinerários.

O helicóptero da BM tem previsão de partir às 9h30min rumo a Caxias do Sul, na Serra, onde deve chegar às 10h com a carga da 5ª CRS. Na sequência, o avião King-Air da BM parte para fazer um roteiro de cinco cidades. Às 10h15min, deve aterrissar em Erechim, com as doses destinadas às 11ª e 6ª CRS. Para às 10h55min, está prevista chegada em Palmeira das Missões, onde serão entregues as caixas com vacinas para as 15ª e 2ª CRSs. De lá, a aeronave decola novamente com destino a Santo Ângelo, onde deve pousar às 11h35min para entrega das unidades de imunizante destinas às 9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRSs. Bagé é a penúltima parada, às 12h45min, com as doses da 7ª CRSs. O roteiro termina em Pelotas, às 13h35min, com as vacinas que serão repassadas à 3ª CRS.

O helicóptero da Polícia Civil fará o transporte de doses da Coronavac para a 4ª e a 10ª CRSs, com previsão de chegada em Santa Maria, no centro do Estado, às 10h45min.

Tabela lista Coordenadorias Regionais de Saúde e número de municípios em cada uma, que serão contempladas na sétima rodada de transporte aéreo pela Segurança de vacinas contra Covid-19.

Essas vacinas são provenientes da oitava remessa de vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde, que chegou ao Estado na última terça-feira (9/3), e de um remanescente que havia ficado no estoque da Ceadi da remessa recebida no dia 3. Essas doses serão destinadas à conclusão da vacinação de idosos com 80 anos ou mais, para ampliar a imunização de idosos entre 77 e 79 anos e para profissionais de saúde ainda não vacinados. Essa etapa da campanha de vacinação irá contemplar a totalidade dos idosos de 77 anos ou mais e 83% dos profissionais de saúde em todo território gaúcho. Todas são destinadas a primeira aplicação da vacina.

A resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) 36/2021, que trata sobre a destinação dessas doses de Coronavac, permite a ampliação da faixa etária de idosos a serem vacinados, uma vez que se atinja 100% das pessoas com 77 anos ou mais. Pode-se ampliar para idosos com 76, depois 75, e assim por diante, conforme o município tiver estoque.

Em primeiro plano, parte traseiro de helicóptero de BM. Ao fundo, dois brigadianos do Bav se aproximam de avisão bimotor.
Helicóptero e avião bimotor da BM farão entregas em seis municípios – Foto: Grégori Bertó/SSP

Com essa remessa, o Estado já recebeu e distribuiu 1,28 milhão de doses de vacina. Já foram aplicadas 722,7 mil doses (entre primeira e segunda doses). Confira em https://vacina.saude.rs.gov.br/