19.5 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 20, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Aldo Rebelo Critica Demarcação de Raposa Serra do Sol e Governo Lula...

Aldo Rebelo Critica Demarcação de Raposa Serra do Sol e Governo Lula em Depoimento na Câmara

Ex-ministro alega que decisão do STF prejudicou produtores de arroz e sugere que Congresso retifique erro para garantir segurança alimentar e econômica.

Aldo Rebelo, ex-ministro de Lula e ex-presidente da Câmara dos Deputados, prestou depoimento à Comissão de Agricultura da mesma Câmara e se posicionou contra a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol, confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2008. Rebelo é autor do livro ‘Raposa Serra do Sol, o índio e a questão nacional’.

Rebelo criticou o governo Lula, acusando-o de promover uma guerra ideológica que prejudica o potencial produtivo do país e causa danos aos produtores de arroz de Roraima. “Há uma crise no abastecimento de arroz, ou pelo menos é o que se diz. Enquanto isso, o governo se propõe a importar arroz, o mesmo governo que expulsou arrozeiros de Roraima e do Pará, na região do Marajó. Na época da demarcação da Raposa Serra do Sol, cometeu-se uma grande injustiça, que hoje pode ser reparada”, afirmou.

Ele acrescentou: “Esses produtores de arroz foram expulsos sem serem ouvidos. Os indígenas eram contra a retirada desses produtores porque, além da atividade econômica, eles ainda distribuíam uma parte da produção com os índios”.

Rebelo também sugeriu que o Congresso Nacional tem a prerrogativa de apresentar projetos de lei para retificar o que ele considera uma decisão equivocada, que afeta a economia e a segurança alimentar.

“Isso resultou em um grande erro, que reduziu a produção agrícola, comprometendo a segurança alimentar da população de Roraima, dos indígenas, e diminuindo os tributos e a riqueza que o estado produzia”. As informações são do Diário do Poder.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br