20.4 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 20, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Alerta sanitário é emitido após caso de raiva herbívora em Campo Novo

Alerta sanitário é emitido após caso de raiva herbívora em Campo Novo

 Com informações: Rádio Alto Uruguai

Na terça-feira, 29 de agosto, um caso de raiva herbívora foi confirmado em um bovino na cidade de Campo Novo, próxima à divisa com Humaitá. Diante desse acontecimento, a Secretaria Estadual da Agricultura emitiu um novo alerta sanitário para a região.

O bovino infectado foi inicialmente atendido por um veterinário particular após apresentar sinais clínicos como babar, deitar de lado e não conseguir se levantar. Posteriormente, a Inspetoria Veterinária foi acionada e, devido à deterioração do estado do animal, ele foi sacrificado no sábado, 26 de agosto. Parte do cérebro do bovino foi coletada para análise laboratorial, que confirmou o diagnóstico de raiva herbívora.

A raiva herbívora é uma doença transmitida por morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) e pode ser fatal para animais como bovinos, ovinos, equinos e outros. Além disso, a doença também pode ser transmitida para seres humanos e não possui cura.

Um alerta sanitário foi emitido para a região, abrangendo os municípios de Campo Novo, Redentora e Dois Irmãos das Missões, bem como suas cidades vizinhas, incluindo Coronel Bicaco, São Martinho, Sede Nova, Humaitá, Bom Progresso, Braga, Santo Augusto, Alegria, Boa Vista do Buricá, Miraguaí, Nova Candelária, Crissiumal, Três Passos e Tenente Portela.

Devido à ocorrência de focos de raiva herbívora na região ao longo do ano, o Departamento de Defesa Agropecuária reforça a importância da vacinação e revacinação dos animais suscetíveis. Cada produtor é responsável por vacinar seu rebanho, adquirindo as doses em agropecuárias. É recomendado um reforço da vacinação 21 dias após a primeira dose.

Este não é o primeiro alerta sanitário emitido para essa região devido à raiva herbívora. Em maio deste ano, outro alerta havia sido divulgado devido à identificação de focos da doença na área, resultando em mortes de animais em várias propriedades.


VOCÊ É 100425143ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br