Alibem/Maxbem promete comprar toda a produção de mel na região

A empresa, que realizou uma palestra com apicultores em Nova Candelária, espera receber a primeira safra de mel em novembro de 2021.

Nova Candelária foi a quarta cidade a receber a palestra dos diretores da Maxbem, empresa subsidiária da Alibem, que em julho do ano passado protocolou, junto à prefeitura de Porto Mauá, a carta de intenção para implantar Indústria de Extração de Mel para exportação.

A planta, de 3.000 metros quadrados, deverá ficar pronta ainda em 2021, espera receber a primeira safra de mel no mês de novembro.

A expectativa é de beneficiar até um milhão de quilos do produto, anualmente, afirma o diretor da Maxbem, Juscelino   Gonçalves.

O mel será produzido em 54 municípios de nossa região, beneficiado em Porto Mauá e exportado diretamente para o continente Asiático.

As palestras com apicultores visa encorajá-los a aumentar e a profissionalizar a produção de mel, ampliando os apiários.

Para o apicultor Vanduir Francisco Gutjhar, a chegada da empresa, se comprometendo a oferecer assistência técnica e a compra de toda a produção, vem em boa hora.

Para o senhor Lotário Pedro Silver, que no último ano produziu cerca de quatro mil quilos de mel, em Nova Candelária, a iniciativa traz novo ânimo aos produtores.

A indústria espera que, ao fim de uma década, possa processar 10 mil toneladas de mel, o que representa o dobro da produção atual do Rio Grande do Sul.

O prefeito de Nova candelária, Professor Jorge Steffler, ressaltou que a apicultura atual no município é maior que a apresentadas nas estatísticas. Dados extraoficiais apontam uma produção superior a dois mil quilos de mel por safra.