A Arábia Saudita anunciou a retirada das restrições temporárias à importação de carne de aves do Rio Grande do Sul, após a conclusão do foco de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) registrado no município de Montenegro. A confirmação foi dada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ao governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) na quarta-feira (13).

Dados da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) mostram que a Arábia Saudita foi responsável por 21% das exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul entre janeiro e outubro de 2024, ficando atrás apenas dos Emirados Árabes. Entre abril e janeiro deste ano, a Arábia Saudita era o segundo maior importador do produto brasileiro, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O presidente da Asgav, José Eduardo dos Santos, destacou que a reabertura do mercado saudita é um passo importante para a normalização do comércio exterior da avicultura gaúcha. Ele ressaltou que os países do Oriente Médio importam cerca de 30% do que o Brasil exporta, e o Rio Grande do Sul, como o terceiro maior exportador do país, se beneficia diretamente desse mercado.

O secretário da Agricultura, Edivilson Brum, enfatizou que a reabertura gradual de mercados importantes demonstra a credibilidade do Estado e a qualificação do trabalho do Serviço Veterinário Oficial gaúcho.

Na última semana, o Chile também anunciou a reabertura do mercado avícola para o Rio Grande do Sul, permitindo a importação de ovos férteis, pintinhos de um dia, frango fresco e produtos processados produzidos após 9 de agosto. A China e a União Europeia ainda não retomaram as importações.

A gripe aviária é uma doença infecciosa que pode afetar aves e mamíferos, incluindo humanos. Embora o vírus da influenza aviária não infecte humanos com facilidade, o controle da doença em animais é essencial para reduzir o risco à saúde pública. Desde 2022, surtos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) têm sido registrados em diversos países das Américas, incluindo o Brasil.

A retomada das exportações para a Arábia Saudita representa uma recuperação significativa para o setor avícola do Rio Grande do Sul, que enfrenta desafios devido às restrições comerciais impostas por surtos de doenças. A expectativa é que, com o controle da situação sanitária, outros mercados também sejam reabertos, impulsionando as exportações e fortalecendo a posição do Estado no comércio internacional de carne de aves.