Com preços aquecidos há mais de um ano e perspectivas de exportação ampliadas, produtores rurais gaúchos devem investir mais no cultivo do trigo na safra de 2022. É o que aponta o primeiro levantamento feito pela Rede Técnica Cooperativa (RTC/CCGL), segundo o qual a área plantada com o grão no Rio Grande do Sul pode ter aumento de 12,1% em relação à safra de 2021, subindo de 1,18 milhão de hectares para mais de 1,32 milhão de hectares.

Os dados foram obtidos na área de atuação de 19 cooperativas agropecuárias do Estado e indicam uma produtividade média de 55,3 sacos por hectare, o que elevaria o volume colhido para a casa dos 5 milhões de toneladas, contra os 3,4 milhões de toneladas do ano passado.

A RTC ressalta que, de modo geral, todas as regiões sinalizam aumento na área a ser cultivada com o cereal, com variação de 3 a 100% em alguns locais em que a cultura apresentava tradicionalmente menos expressão. O avanço das lavouras de trigo tem sido observado gradualmente, mas em 2021 foi a primeira vez que ultrapassou 1 milhão de hectares de área desde 2014.

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP

GAUDÉRIO NEWS TV