21.7 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, setembro 19, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Atriz Léa Garcia morre, em Gramado, na Serra Gaúcha, aos 90 anos

Atriz Léa Garcia morre, em Gramado, na Serra Gaúcha, aos 90 anos

A atriz seria homenageada no Festival de Cinema com o Troféu OscaritoFoto: Reprodução/Instagram

A atriz Léa Garcia faleceu hoje, terça-feira (15), aos 90 anos, em Gramado, localizada na Serra Gaúcha, após sofrer um infarto. Coincidentemente, no mesmo dia ela seria homenageada no Festival de Cinema com o Troféu Oscarito.

Reconhecida como uma das primeiras atrizes negras da televisão brasileira, Léa Garcia se tornou famosa por seu papel como Rosa na novela “Escrava Isaura”.

Nascida no Rio de Janeiro em 1933, seu interesse pelas artes cênicas foi influenciado pelo dramaturgo e ativista social Abdias do Nascimento, que a incentivou a subir ao palco do Teatro Experimental do Negro na peça “Rapsódia Negra” (1952).

Sua estreia na televisão ocorreu no Grande Teatro da TV Tupi durante os anos 1950. Em 1970, ela se juntou à TV Globo atuando na novela “Assim na Terra Como no Céu”, onde interpretou Dalva, a empregada do personagem de Jardel Filho. No ano de 1972, participou do primeiro programa totalmente em cores do Brasil, um episódio de “Caso Especial” intitulado “Meu Primeiro Baile”.

Em 1976, desempenhou o papel de sua primeira vilã em “Escrava Isaura”. A personagem Rosa trouxe reconhecimento, mas também desafios, já que Léa chegou a sofrer agressões físicas por parte de telespectadores que nutriam aversão pela personagem.

“Escrava Isaura é a minha marca registrada. Enfrentei muitas dificuldades ao interpretar cenas de maldade com Lucélia Santos. Lembro-me de uma cena em que, depois de todas as perversidades de Rosa contra Isaura, fui tomada por um forte acesso de choro. Chorei intensamente, não por pena, mas porque aquilo me tocou profundamente”, disse Léa Garcia em uma entrevista.

Sua trajetória também inclui participações em novelas como “Selva de Pedra”, “Xica da Silva” e “O Clone”. Além disso, Léa recebeu quatro Kikitos por seus papéis nos filmes “Filhas do Vento”, “Hoje Tem Ragu” e “Acalanto”. Ao longo de sua carreira, ela acumulou mais de cem trabalhos entre cinema, teatro e televisão.

VOCÊ É 100425063ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br