Promovida nesta sexta-feira (11) no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, a audiência conjunta das Comissões de Agricultura do Senado e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi focada na discussão de estratégias permanentes para o enfrentamento das estiagens cíclicas no Estado. O encontro, que teve a presença de lideranças do setor agropecuário, autoridades e técnicos, abordou ações de irrigação, armazenamento de água e recuperação de mananciais.

Coordenado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP), a audiência teve a participação do geólogo Claudio Pereira de Oliveira, da HidroGeo, que apontou regiões gaúchas mais favoráveis à instalação de poços para captação de águas subterrâneas, como a Planície Costeira e a Fronteira Oeste. O geólogo Rogério Porto fez uma apresentação dos inventários hidrológicos e projetos existentes no Estado desde 1989.

Outra participação coube ao presidente do Instituto Espinhaço, de Minas Gerais, Luiz Oliveira. A organização desenvolve projetos de recuperação ambiental em 3 mil propriedades rurais em 11 estados. “O Rio Grande do Sul é o terceiro estado em perda de superfície de águas”, disse Oliveira. Ao apresentar o esboço de um Programa Pró-Águas para o Rio Grande do Sul, ele defendeu uma gestão integrada de territórios hídricos, com captação de recursos da iniciativa privada para os investimentos.

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP

GAUDÉRIO NEWS TV