O Líder de Bancada, deputado Aloísio Classmann solicitou, no início desta semana, ao governo do Estado, medidas urgentes aos produtores rurais, considerando a situação em que se encontram as comunidades gaúchas, quando enfrentam a pior seca dos últimos 17 anos.  Dentre as medidas, está a liberação imediata de parte dos recursos do programa Avançar, que são R$ 201 milhões para irrigação, perfuração de poços e construção de açudes e cisternas. Classmann também reforçou pedido de encaminhamento ao governo Federal, de ampliação do prazo para o plantio, renegociação dos financiamentos, concessão de linhas especiais de crédito com taxas reduzidas, e subsídios aos produtores. Além disso, encaminhou ofício diretamente à Presidência da República.

O Tema é abordado em reunião com os prefeitos da AMUFRON.

Na quarta-feira, 5, aconteceu em Santa Rosa uma reunião regional dos coordenadores da Defesa Civil para debater a estiagem, que está assolando o Rio Grande do Sul.

Na oportunidade, foi realizado o levantamento dos prejuízos ocasionados pela baixa precipitação pluviométrica, além da discussão dos trâmites que devem ser realizados para que os municípios decretem Situação de Emergência.

Nesta sexta-feira, dia 7, os prefeitos da Associação dos Municípios da Fronteira Noroeste (AMUFRON) debatem o tema, que será discutido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) com o Governo do Estado, na segunda-feira, dia 10.

Em Nova Candelária, a prefeitura deve decretar situação de emergência.

Em Três de Maio, cerca de 30 famílias, das localidades de Esquina União e Esquina Hettwer, estão sendo abastecidas por caminhão pipa, pois os poços artesianos estão com problemas de vazão e os açudes das propriedades já secaram.

A prefeitura pede para que a população realize racionamento de água, para que o abastecimento do município não seja comprometido.

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP

GAUDÉRIO NEWS TV