Boletim das Receitas Estaduais demonstra que economia do RS segue em recuperação

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Laís de Oliveira

A edição referente ao mês de novembro do Boletim Informativo das Receitas Estaduais, divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) nesta semana, aponta, novamente, uma recuperação econômica para o Rio Grande do Sul.

Seguindo a tendência já demonstrada em outubro, as receitas brutas do Poder Executivo tiveram um aumento nominal de 8,7% na comparação com o mesmo mês de 2019. A recuperação da economia do Estado fica evidenciada na análise dos valores inflacionados dos tributos estaduais (ICMS, IPVA e ITCD): houve aumento real de 6,3% em novembro de 2020. No acumulado do ano, ainda há uma pequena queda real de 0,6% frente ao ano anterior. Em junho, o valor acumulado dos tributos estaduais representava uma queda real de 5,3% em relação a 2019.

Essa recuperação, aliada à ajuda da União para compensar a queda na arrecadação e combater a pandemia da Covid-19 que, no ano, somam R$ 2,86 bilhões, auxiliaram o Estado a pagar a folha dos servidores do Poder Executivo em dia, após quase cinco anos de sucessivos atrasos.

Confira aqui a íntegra do Boletim do mês de novembro.