Boric decreta luto nacional no Chile pela morte do ex-presidente Sebastián Piñera

O presidente do Chile, Gabriel Boric, emitiu um decreto de luto nacional em virtude do falecimento do ex-presidente Sebastián Piñera, que ocorreu nesta terça-feira, 6 de fevereiro, em decorrência de um trágico acidente de helicóptero.

A ministra do interior, Carolina Toba, anunciou que Piñera será lembrado pelo seu dedicado serviço público ao longo de sua vida e receberá todas as honras e reconhecimento que merece. Boric ordenou a realização de um funeral de estado e a declaração do luto nacional em homenagem ao ex-presidente.

Toba também expressou condolências à família da vítima, ressaltando a comoção causada pela tragédia. “Queremos expressar nossa profunda comoção diante dessa tragédia e enviar nosso abraço solidário à família do ex-presidente”, afirmou. “Piñera serviu como presidente do Chile em duas oportunidades, sendo um líder democrático do país”, destacou a ministra.

Piñera estava a bordo de uma aeronave que caiu na região central do país, junto com outras três pessoas. Apesar de três terem sido resgatadas, o ex-presidente não conseguiu se libertar do cinto de segurança e acabou preso ao helicóptero.