Brigada Militar incorpora mais de 800 novos soldados no RS

Mais de 800 novos soldados foram incluídos pela Brigada Militar e iniciam a formação na segunda-feira (15). Na última semana os novos militares estaduais passaram pela última etapa do concurso de nível médio, e estão aptos a iniciar o curso que os habilitará a serem soldadoa.

Uma estrutura foi montada no complexo do Departamento de Ensino da Brigada Militar, em Porto Alegre, para atender cerca de 840 candidatos de todas as regiões do RS e também de outros estados.

Além de mobilizar servidores dos departamentos de Ensino, Saúde, Administrativo e Logística e Patrimônio da BM, a estrutura montada para a inclusão – em virtude da pandemia – ofereceu grandes espaços e controle rígido de acesso (somente o candidato pôde ingressar ao local, verificação de temperatura, higienização obrigatória das mãos na entrada e etapas, agendamento e escalonamento de horários evitando aglomerações), entre outras medidas.

Os candidatos entregaram a documentação da sindicância da vida pregressa, foram incluídos no sistemas da instituição, entregaram o resultado do exame toxicológico, escolheram os locais onde realizarão seu curso de formação, foram medidos para verificação de tamanho de fardamentos e coletes balísticos, e passaram por um teste rápido de anticorpos (que detecta se o indivíduo teve contato com o coronavírus).

A candidata Mayra Rodrigues, 28 anos, de Rio Grande, disse estar muito feliz e realizada por estar ingressando na Brigada Militar. “Foram dias de ansiedade e lutas pra realizar todas as etapas, mas hoje me sinto uma vitoriosa”, destacou.

O curso de formação será realizado em Porto Alegre, Montenegro, Santa Maria, Osório, Rio Pardo e Santa Rosa. Após mais de 1.600 horas de instrução, os novos policiais estarão aptos ao emprego no policiamento ostensivo.

O diretor de Ensino da BM, Tenente-Coronel Marcus Vinicius Gonçalves Oliveira, destacou o esforço institucional para a manutenção dos processos de inclusão e formação dos profissionais de segurança pública, importante linha de frente não só no próprio combate ao vírus em si, por meio dos serviços de saúde, mas também enquanto garantidores da tranquilidade pública que permite a outros profissionais essenciais à continuidade do seu trabalho. “A Brigada Militar continua personificando a presença do Estado e sendo importante no contexto social e de sofrimento que tem assolado a todos nós; a continuidade do nosso trabalho é garantia de continuidade de diversas frentes dos serviços públicos”, disse.