Casos ativos de Covid-19 em Horizontina reduz 9,2% na semana

Com informações: Imprensa HZ

No Boletim epidemiológico publicado no dia 06 de dezembro, 97 pessoas estavam em acompanhamento, devido a infecção por Corona vírus. No boletim publicado nesta quinta-feira, dia 10, o número havia diminuído para 88 pacientes. Redução de 9,2%.

O COES – Comitê de Emergência em Saúde para Enfrentamento ao Corona Vírus, divulgou, neste dia 10 de Dezembro, seu boletim de número 266 de informação continuada à comunidade.
No boletim consta que 13 pessoas testaram positivo para covid 19, 12 do sexo masculino e uma do sexo feminino.
 63 pacientes tiveram altas do monitoramento clínico e isolamento domiciliar, dentre casos de síndromes gripais e contatos domiciliares (SRAG).
13 dessas altas, são pacientes que testaram positivo para Covid 19 e estão recuperadas.
Um total de 26 pessoas ingressaram para o monitoramento clínico e isolamento domiciliar.
NUMEROS DO DIA
COVID 19 ATIVOS: 88 PACIENTES, que estão isolamento e tratamento domiciliar.
PACIENTES SRAG/SUSPEITOS OU CONFIRMADOS (quando necessitou ou ainda necessita internação) 02
MONITORADOS EM CASA: Dentre casos de síndromes gripais mais leves e contatos domiciliares com suspeitos ou confirmados; 320 pacientes.
RELATÓRIO DE REGISTROS CUMULATIVOS DO COES 19/03 a 10/12/2020
-517 casos de COVID 19 confirmados no município.
-425 RECUPERADOS.
-88 CASOS ATIVOS
-04 ÓBITOS: = Paciente de 58 anos comorb. dia 01/06. Paciente 74 anos, comorb. em 29/06, ambos homens. Paciente sexo feminino 74 anos em 25/10 comorb. E paciente sexo masculino 72 anos em 28/10 também comorb.
*comorb. = comorbidades (outras doenças graves associadas)
ATENÇÃO
-Pacientes monitorados não devem sair de casa. Quem tiver qualquer sintoma de gripe, precisa informar obrigatoriamente o serviço municipal de saúde. Dúvidas com relação aos sintomas ligue para o COES: (9-9938 4212). Das 8h ás 20h inclusive sábados e domingos.
DENÚNCIAS? ACIONE OS FISCAIS DA VIGILÂNCIA PELO FONE 9-9927-6755
GOVERNO DO ESTADO DETERMINA CONTINUIDADE DA BANDEIRA VERMELHA COM AS SEGUINTES REGRAS
-Não há restrições ao funcionamento do comércio e serviços em horário normal, desde que obedecido o horário de fechamento para ás 20h.
-Segue obrigatório o uso de máscaras, disponibilização do álcool gel e o distanciamento pessoal nos atendimentos.
-Estão suspensos todos os eventos e festas de final de ano promovidos, apoiados ou patrocinados pelas prefeituras e estabelecimentos privados.
-As festas e comemorações familiares também passam a ser fiscalizadas, não podendo exceder a 10 pessoas adultas, excluídas crianças de até 14 anos.
-A chamada cogestão que estava sendo adotada por prefeituras abrandando exigências na bandeira vermelha fica temporariamente suspensa, sendo adotadas as regras de bandeira vermelha, conforme determinado pelo Governo do Estado, com as respectivas exceções aqui sendo informadas.
-Fica proibida à permanência em locais públicos sem controle de acesso, ruas, praças etc.
-Os restaurantes, lancherias e bares podem funcionar, sem restrições de dias, desde que não tenham música ao vivo, obedeçam a distância de dois metros entre mesas e com máximo 6 pessoas por mesa com atendimento até ás 22h.
-Atividades em locais abertos podem ocorrer desde que haja controle no acesso, sendo vedado comercialização de bebidas e alimentos, shows, drive in outros.
-Está vedado o funcionamento de atividades de teatros, cinemas, bailes e shows em locais fechados.
-Também está proibida a permanência em locais abertos sem controle de público, nas ruas, balneários, parques e praças, sendo permitida apenas a circulação ou prática de exercícios físicos.
–Eventos sociais como casamentos, festas de formatura ou aniversários seguem proibidos.
-Também está vedado o uso de áreas comuns em condomínios e clubes, brinquedos, salões de festas, piscinas, churrasqueiras compartilhadas e quadras esportivas.
-Reforço aos protocolos gerais em especial ao uso obrigatório de máscara, distanciamento entre pessoas, álcool gel e a ventilação cruzada, isto é, janelas e portas abertas.
VAMOS REVISAR E REFORÇAR NOSSOS CUIDADOS?
-Crianças, Pacientes de Risco e Idosos. devem cumprir as regras do distanciamento, sempre que possível Fique em Casa.
-Evite as aglomerações e em caso de reuniões necessárias, siga as regras do distanciamento entre pessoas, uso de máscara e o cuidado com a higiene das mãos.
-Nas viagens a outras cidades tome todos os cuidados necessários com a higiene das mãos, uso de máscara e o distanciamento.
-Higienize suas mãos quantas vezes for necessário e na impossibilidade de lavar com água e sabão ou sabonete, use álcool gel 70%.
-Não relaxe no uso de máscaras: Máscara deve cobrir boca e nariz não adianta usar máscara no queixo: Jamais tire a máscara para conversar com outra pessoa (é nesse momento que se transmite o vírus)
-Cumprimente as pessoas evitando abraços, beijos e apertos de mãos.
-Não compartilhe chimarrão, tererê, copos com bebidas.
Quando solicitada a distância correta nas filas nos atendimentos de serviços públicos, comércio e serviços, vamos acatar esses cuidados simples, eles foram adotados para nos manter afastados do vírus.
LEMBRE-SE: A grande maioria das pessoas pode estar com corona vírus e não apresentar sintomas. Mesmo assim pode transmitir a doença a outras pessoas e aos grupos de risco.