Com ventos que chegaram a até 100km/h, RS teve noite de temporal e chuva avança pela manhã de quarta-feira, 30

Com informações: Inmet | Mais FM | Foto: Mais FMTexto : Leandro Quirino

`Tenha cuidado se você estiver circulando pela cidade ou pelas rodovias da região`, alertaram logo cedo os comunicadores da Rádio Mais FM, de Santa Rosa.
Os ouvintes da emissora não paravam de enviar fotos de árvores caídas sob as pistas, e até postes caídas sobre ruas da cidade.
A chuva, com fortes ventos e pedras de granizo, começou por volta das 5h da manhã.
Inúmeras árvores caíram com a força dos ventos. A equipe dos Bombeiros de Santa Rosa trabalha para desobstruir ruas.
No entroncamento das ruas: Bernardo Effing com a rua São Miguel um poste ficou torto e deixou a fiação baixa.
No Bairro Cruzeiro, árvores também trancaram ruas. O mesmo aconteceu nas rodovias, BR 472, próximo a ponte do rio Santa Rosa, na RS 344 em direção a Giruá e também em direção a Tuparendi.
PREVISÃO

 

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido um alerta para tempestades, com chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo em praticamente todo o Rio Grande do Sul.

De acordo com o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Segundo Carine Gama, meteorologista da Climatempo, uma frente fria que vem da Argentina se aproxima do Rio Grande do Sul. Conforme ela avança, condições para pancadas de chuva se formam no Estado. A chuva deve chegar a partir das 18h desta terça-feira (29), nas regiões da Campanha e Extremo-Sul. Entre meia-noite e 3h, na madrugada de quarta-feira (30), a previsão é que avance para Santa Maria.

— Durante a madrugada, tem chance de tempestade severa, rajadas de vento nas regiões Centro e Oeste, de 70km/h que podem chegar a até 100km/h pontualmente — explica a meteorologista.

Na manhã da quarta-feira, principalmente a partir das 6h, as instabilidades ganham força e a chuva avança para todo o Estado. No início da manhã, Porto Alegre e Região Metropolitana, Litoral e Serra já devem ter instabilidade. Ao longo do dia, Norte e Noroeste também deverão registrar fortes chuvas.

— Vai chover o dia inteiro, com muita chuva. Pela manhã, será em todo o Estado. Depois do meio-dia, diminui na Campanha, entre Santa Maria e a Fronteira Sul. Conforme a frente fria vai se deslocando, as áreas voltam a ter tempo firme. Mas ainda chove na metade Norte — diz Carine.

Em Santa Maria, a previsão é de 55 milímetros. Erechim e Passo Fundo têm acumulado previsto de cerca de 45 milímetros. Já a Capital deve ter 40 milímetros ao longo do dia. Os acumulados representam cerca de 30% do esperado para o mês em cada região.

Frio chega

 Na quinta-feira (31), uma massa de ar polar e seco avança sobre o interior do continente, as instabilidades perdem força e as precipitações param em algumas áreas. Então, não haverá condições de chuvas extremas para todo o Estado. Conforme a Climatempo, ainda há previsão de chuva fraca pela madrugada e pela manhã na Região Metropolitana, na Serra, no Norte e no Nordeste.

As temperaturas devem cair e há, inclusive, possibilidade de geada. A mínima do dia ocorre em São José dos Ausentes: 2ºC. A máxima, de 22ºC, está prevista para Alto Feliz, no Vale do Caí, e Novo Tiradentes, no Norte. Na Capital, as temperaturas variam de 11ºC a 19ºC.

 

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP

GAUDÉRIO NEWS TV