Confira curiosidades sobre 5 dos maiores escritores da História 

*Publicado no portal Mundo de Livros - Portugal 

Dizem que escritores são excêntricos, e artistas também. No entanto, você talvez não tenha ideia do que estes cinco ícones da Literatura faziam. Antes de se achar estranho, pense em Virginia WoolfJames JoyceF. Scott FitzgeraldAgatha Christie e Ernest Hemingway.

Confira!!

1 – Virginia Woolf

A escritora inglesa Virginia Woolf, originalmente Virginia Stephen, nasceu em um berço literário de ouro: era filha de um ilustre biógrafo e editor que se casara com a filha mais velha de William Makepeace Thackeray, seu padrinho era o poeta James Russel Lowell e sua mãe era descendente de uma das damas de honra de Maria Antonieta.

Virginia só escrevia de pé, ao menos até bem tarde em sua carreira, provavelmente uma herança de quando assistia a sua irmã Vanessa pintar quadros.

 

2 – James Joyce

Chamado de “o mais raro dos autores, que escrevia somente obras-primas”, James Joyce é mais conhecido por sua obra imortal “Ulisses”.

Joyce enviava cartas eróticas à sua amante de longa data, Nora Barnacle, expressando seu fetiche de ser espancado, açoitado e maltratado. Um legítimo admirador e praticante do sadomasoquismo.

 

3 – Agatha Christie

Agatha Christie uma vez disse a um entrevistador que “era uma máquina de fazer linguiças”, referindo-se à sua mente prolífica. É a mais famosa autora de mistérios do mundo, e a escritora de ficção mais vendida de todos os tempos de acordo com o Guinness.

 

Agatha tinha uma doença chamada disgrafia, que a tornava incapaz de escrever de maneira legível. Todos os seus livros foram ditados. Ela escreveu, oficialmente, 79 livros, sendo seis de romance, e 24 obras de teatro.

Uau!!

 

4 – F. Scott Fitzgerald

O famoso escritor norte-americano, autor da memorável obra “O grande Gatsby”, fez uma parceria endiabrada com a também escritora Zelda Sayre, sua esposa e “cúmplice”. O casal adorava festas, onde fazia estripulias.

Muitas das excentricidades de Fitzgerald aconteciam nestas festas, como chegar bêbado com Zelda, ambos de quatro e latindo como cães, e recolher os relógios e jóias de todos os convidados, ir à cozinha e ferver tudo em uma panela com molho de tomate.

 

5 – Ernest Hemingway

O grande Hemingway, autor de “O velho e o mar”, viveu as duas guerras mundiais e lutou nelas, o que marcaria fundamentalmente suas obras literárias, baseadas em sua experiência pessoal (“Adeus às armas”, “Por quem os sinos dobram” e outras).

Esta é uma triste curiosidade: a “maldição” da família Hemingway, que fez com que Ernest seguisse os passos de seu pai, Clarence, dos irmãos dele, Ursula e Leicester, e de sua neta, Margaux. Todos eles se suicidaram. Ernest acabou com sua vida na manhã do dia 2 de julho de 1961, quando acertou sua cabeça com sua espingarda de cano duplo.