DARVO: Conheça a Tática Mais Utilizada por Agressores e Abusadores

Perpetradores de irregularidades e agressores podem recorrer a esta tática abusiva ao serem responsabilizados por seus comportamentos.

O Brasil tem visto crescer, cada vez mais, os casos de abuso e assédio sexual; em especial, entre crianças e adolescentes, ou pessoas vulneráveis, como as que têm dificuldades físicas ou mentais. Agressores e abusadores costumam agir na surdina, com ameaças, e inclusive comprando juízes e advogados que decidam a favor de seus argumentos (no Brasil, muita gente se vende por qualquer coisa). Uma tática que tem sido muito utilizada por estes criminosos abusadores e agressores é a DARVO.

E o que é DARVO?

“DARVO é um termo traduzido do inglês, que, em português, seria NAIVA: Negar, Atacar, Transformar Vítima em Acusada). Perpetradores de irregularidades e agressores podem recorrer a esta tática abusiva ao serem responsabilizados por seus comportamentos. Segundo Edriene Ferreira, estudante de biblioteconomia e ciência da informação, para o Portal Lunetas: ‘O DARVO é uma tática utilizada por abusadores na tentativa de inverter a narrativa, transformando a vítima em agressor.'”

No perfil do Instagram @coletivomaesnaluta, temos exposto o depoimento, em vídeo, de Kelly. Ela denunciou o genitor de seu filho por violência; este, por sua vez, a acusou de falsa denúncia para cometer alienação parental. Segundo disse Kelly, após isso, o homem ameaçou o filho para que este dissesse que queria se matar pela violência que sofria por parte da sua mãe. Assim, o genitor ao mesmo tempo acusa a mãe de seu filho de alienação parental, e manipula seu descendente contra a própria mãe. O garoto, inclusive, alegou que testemunhou contra a mãe coagido pelo genitor, no entanto, tal relato foi omitido no relatório do caso pela assistente social.

Alienação parental, só para lembrar, ocorre quando há manipulação do pai/mãe contra o outro, para envolver o(s) filho(s) na rejeição ao outro pai/mãe. Os efeitos nas crianças e adolescentes são drásticos: o(a) filho(a) com alienação parental poderá apresentar sintomas de depressão e ansiedade, além de enurese noturna, insônia, mutismo seletivo (sente-se amordaçado) e ansiedade extrema pelo processo de separação e de violência que sofre.

Portanto, muito cuidado com profissionais da Justiça que agem com parcialidade, desconsiderando o fato da alienação parental, ou ignoram tal fato. Observe os sinais de seus filhos, em caso de conflito entre pai e mãe. Converse. Busque provas. Procure profissionais ilibados, mude de profissionais se tiver de mudar.

As crianças e adolescentes não merecem ser responsabilizadas pela violência ou animosidade entre os pais, ainda mais sofrendo abusos físicos e/ou psicológicos.

Voltando ao DARVO, especialistas e pesquisas apontam que é uma das principais técnicas atualmente utilizadas por abusadores. Estes podem estar em qualquer lugar, ter reputação e imagem social ilibadas, mas, sabemos que nosso mundo é um “palco”, e muitos usam máscaras por cima de sua maldade e suas injustiças. Observe. Denuncie. Proteja.