O jogador de futebol Lucas Rangel embarca nesta quinta-feira (3) para o Brasil após uma semana de tensão em meio aos conflitos no Leste Europeu. O atleta do Vorskla Poltava, da Ucrânia, fugiu do país pela fronteira com a Polônia, viajou por 30 horas de carro por conta própria até Portugal, de onde voará para a terra-natal.

“Eu liguei para a Embaixada [do Brasil] e falaram que iam passar tudo pelo [aplicativo de mensagens instantâneas] Telegram. Eles falaram para nós ‘fique em casa, é a melhor forma de vocês ficarem salvos’, mas como tu vai ficar em casa numa situação dessa? A qualquer momento pode surgir uma bomba. Deu um desespero, resolvi dar fuga por conta própria”, disse em entrevista à GloboNews.

O atleta de 27 anos nasceu em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, mas pouco jogou no país. Nos últimos cinco anos, passou por clubes da Turquia, Finlândia e Albânia.

Na Ucrânia morava há cerca de seis meses. Agora, vai rever os pais, a esposa e os filhos.

“Não vejo a hora de poder chegar e dar um abraço neles, porque foi muito tenso o que passei”, diz.

Lucas morava em uma cidade a cerca de 1h30 de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia. Na terça-feira (1º), um míssil atingiu um prédio do governo regional.

Explosão atinge prédio em Kharkiv; veja antes e depois — Foto: Google Street View / Ukrainian State Emergency Service
Explosão atinge prédio em Kharkiv; veja antes e depois — Foto: Google Street View / Ukrainian State Emergency Service

Viagem de 30 horas

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP

GAUDÉRIO NEWS TV