Desemprego mantém recorde de 14,7% no trimestre encerrado em abril e atinge mais de 14 milhões de brasileiros

  O Sul | 

O desemprego no Brasil ficou em 14,7% no trimestre encerrado em abril e se manteve em patamar recorde, segundo divulgou nesta quarta-feira (30) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número de desempregados totalizou 14,8, milhões de pessoas.

“Essa taxa e o contingente de desocupados mantêm o recorde registrado no trimestre encerrado em março, o maior da série desde 2012”, destacou o IBGE.

Os dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em março, a taxa de desemprego também ficou em 14,7%, atingindo 14,8 milhões de brasileiros.

Perspectivas

O mercado financeiro estima para 2021 um crescimento de 5,05% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e inflação de 5,97%, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central.

Apesar da melhora nas projeções para o avanço da economia brasileira, economistas têm destacado que uma recuperação mais consistente do mercado de trabalho só deverá ser mais visível a partir o segundo semestre, e condicionada ao avanço da vacinação e à retomada do setor de serviços – o que mais emprega no país e o mais afetados pelas medidas de restrição para conter o coronavírus.

GAUDÉRIO NEWS TV