26.9 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, setembro 19, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Ditadura de Ortega solta bispo condenado a 26 anos de prisão

Ditadura de Ortega solta bispo condenado a 26 anos de prisão

Álvarez estava preso desde agosto de 2022 após críticas ao governo           |            Thamirys Andrade 

Preso e condenado a mais de 26 anos de prisão por criticar a ditadura de Daniel Ortega na Nicarágua, o bispo Rolando Álvarez foi solto nesta segunda-feira (3). Álvarez estava preso desde agosto de 2022, acusado de trair e atentar contra a integridade nacional.

Segundo a imprensa local, a soltura de Álvarez ocorreu por ordem do próprio Ortega após reiterados pedidos do Vaticano, que negocia com o governo da Nicarágua o exílio do bispo. Caso o líder religioso se recuse a deixar o país, ele pode retornar para a prisão, segundo informou uma fonte diplomática à CNN.

Álvarez entrou na mira da ditadura nicaraguense depois de denunciar violações aos direitos humanos no país e criticar Ortega. A Igreja Católica sofre há cinco anos um conflito com o país por mediar protestos antigoverno. Os bispos são acusados de “golpismo” contra Ortega.

O caso do bispo Álvarez chegou a ser pauta de conversa no encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o papa Francisco. O petista possui uma boa relação com Ortega. O Brasil, sob Lula, não chegou a assinar a declaração conjunta da Organização das Nações Unidas (ONU) que denunciava os crimes cometidos pelo ditador da Nicarágua.

Vale lembrar também que o petista disse em debate em outubro de 2022 que sentia “orgulho” de ter participado das comemorações da derrubada de poder na Nicarágua ao lado de Ortega, e que o regime político atual no país é algo “que depende deles”, cabendo o povo da Nicarágua punir os erros do seu líder se ele estiver errando.

Ao papa Francisco, em junho deste ano, Lula prometeu que iria conversar com Ortega para pedir a soltura do bispo Álvarez. Nesta terça-feira (4), em cúpula do Mercosul, ele disse que o diálogo com o líder nicaguarense estava marcado para a próxima semana.

– Eu assumi o compromisso com o Papa Francisco de falar com o Daniel Ortega, na próxima semana, para falar da disputa com os setores da igreja. O que não pode é a gente isolar e a gente levar em conta que os defeitos estão em apenas um lado, os defeitos são múltiplos – declarou Lula.

VOCÊ É 100424894ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br