Entidades que representam o comércio recomendam atendimento normal durante o Carnaval

Na segunda (15) e terça-feira (16), a tendência é de que a maior parte dos estabelecimentos abra as portas na região Celeiro / Fonte: Rádio Alto Uruguai

A pandemia de Covid-19 provocou o cancelamento das festas de Carnaval. Como a data não é considerada feriado nacional, a segunda (15) e terça-feira (16) podem ser ou não definidas como pontos facultativos no serviço público, além de ficar a critério das empresas privadas liberar ou não seus funcionários. Neste ano, porém, o Carnaval para a maioria dos empresários deve ficar apenas no calendário, tendo em vista que no ano passado muitas atividades foram paralisadas em decorrência da pandemia.

CACIS de Três Passos sugere horário normal para o comércio durante o período de Carnaval. Por meio de nota, a entidade destaca que “diante deste período atípico que se instaurou desde 2020 com o início da pandemia da Covid-19, grande parte do comércio enfrentou o fechamento de suas portas em determinados períodos, dificultando a manutenção do emprego e renda de todos”.

De acordo com a CACIS, foi realizada uma pesquisa junto às empresas associadas e, atendendo à demanda de boa parte delas, as entidades CACIS e SINDILOJAS CELEIRO resolveram sugerir que as empresas do comércio atendam em horário normal nos dias 15 e 16 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval. As entidades sugerem também, para atrair os clientes até as lojas, que sejam criadas promoções interna para esse período com descontos, prazos especiais, brindes, entre outros.

ACI de Humaitá divulgou uma nota oficial em que sugere horário normal de atendimento na segunda e terça-feira. A entidade, que representa o setor do comércio, justifica que a decisão foi tomada após conversa entre associados e diretoria. Em nota, a ACI lembra que “frente aos desafios de uma pandemia instaurada desde 2020, muitos ainda não se recuperaram de seus efeitos. Todos passaram por momentos difíceis, até mesmo dias de portas fechadas”.

ACI de Crissiumal, por sua vez, informou que vai manter suas atividades normais na segunda e terça e convida o comércio local a fazer o mesmo. Em nota, a entidade também lembrou que “respeitando protocolos e medidas para evitar a disseminação da Covid-19, grande parte do comércio teve que fechar suas portas em determinados períodos de 2020, dificultando ainda a manutenção do emprego e renda de todos”.

Uma pesquisa realizada pela ACIS São Martinho, entidade que representa o comércio são-martinhense, revelou que a maioria das empresas associadas funcionará normalmente durante o Carnaval. Dos empresários que participaram do levantamento, 61,5% responderam que abrirão as portas normalmente; e 38,5% informaram que não abrirão no período de Carnaval.