Os incêndios que atingiram várias áreas da região Noroeste nos últimos dias, também causam enormes prejuízos em uma extensa área de mata, na Aldeia Gengibre, que pertence à Terra Indígena Guarita e fica localizada no município de Erval Seco. Os focos de incêndio se propagaram desde o início desta semana, e já atingiram cerca de 900 hectares de mata nativa, em áreas de difícil acesso, se alastrando em direção ao território de Palmitinho.

De acordo com informações atualizadas ontem, pelo Cacique Guarani Sandro Silva, a chegada do caminhão do corpo de bombeiros de Erechim, na quarta-feira à tarde, e o aporte do caminhão tanque e da retroescavadeira da prefeitura de Erval Seco, afastou o risco de o incêndio atingir as residências da comunidade.

Ontem à tarde, uma pancada de chuva estimada em 10mm, trouxe um alívio para os moradores da Reserva Indígena em Linha Gengibre. O cacique Sandro Silva confirmou na manhã desta sexta-feira que choveu mais ao redor da aldeia e no momento não há focos de incêndio próximo às casas, mas ainda se enxerga fumaça na mata nativa em direção à divisa com o município de Palmitinho”.

O fogo não está sendo combatido na mata nativa devido a extensão da área sinistrada e da falta de equipamentos adequados. Uma equipe do corpo de bombeiros encontra-se de plantão permanente na Aldeia Gengibre para monitorar o avanço do fogo e proteger as famílias.

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP

GAUDÉRIO NEWS TV