EXEMPLO – Projeto Bibliotecas de Rua conquista cidades da região

LEANDRO QUIRINO

Nascido em 2014, e coordenado em Santa Rosa pela entusiasta da Literatura Rosângela Albuquerque Eidt, o projeto Bibliotecas de Rua é desenvolvido pela Acisap, e teve seu modelo cedido à municípios de vários estados.

Em Santa Rosa já existem nove Bibliotecas de Rua, e nesta quarta-feira, 24, a cidade de Três de Maio recebeu sua primeira unidade, com o modelo santa-rosense.

Instalada no pergolado, ao lado da prefeitura, a Biblioteca de Rua de Três de Maio faz parte de uma iniciativa de um grupo de integrantes da Casa da Amizade, em parceria com entidades públicas e privadas.

Na biblioteca estão à disposição da população livros de literatura infantil, juvenil e adulta.

Quem se interessa por leitura poderá escolher livremente o livro de seu interesse, levar para casa para ler e depois devolver na estante.

O principal objetivo do projeto é disponibilizar momentos de lazer, aprendizado e diversão, por meio da leitura, incentivando a retirada e devolução de livros, ampliando o acesso aos livros à toda população três-maiense.

A solenidade de inauguração contou com membros da casa da Amizade de Três de Maio, da coordenadora do projeto Bibliotecas de Rua de Santa Rosa, Rosângela Eidt, e do prefeito de Três de Maio Marcos Corso.

“hoje foi um dia muito importante para mim, pois participei da inauguração da primeira Biblioteca de Rua de Três de Maio, idealizada pela Casa da Amizade, que é formada pelas esposas dos Rotarianos do município.

A minha mãe faz parte da Casa da Amizade e há alguns meses esteve em Santa Rosa visitando a Biblioteca de Rua de lá. Ela se encantou pela iniciativa e começou a articular a instalação do projeto em Três de Maio”, destacou Corso, em uma postagem nas redes sociais.

“Quero parabenizar a Casa da Amizade, a Secretaria de Educação, a Biblioteca Pública Municipal, a minha mãe, minha noiva e todas as empresas envolvidas na iniciativa. O Poder Público Municipal sempre será parceiro de ações como esta”, finalizou o prefeito.

Uma reunião entre a Acisap e prefeituras de cidades de vários estados, a instituição disponibilizou o acesso à todo o projeto das bibliotecas de rua, desenvolvido em Santa Rosa. “Passamos nossa experiência para inspirar outras cidades à terem suas bibliotecas de rua. A ideia é instalá-las em pontos estratégicos das cidades e expandir”, disse orgulhosa a coordenadora Rosângela Eidt.

Um dos pontos importantes para a viabilidade do projeto é a captação de exemplares.

A Casa da Amizade de Três de Maio está realizando a coleta de doações de livros para a sua Biblioteca de Rua. Quem tiver livros para doar poderá deixá-los nas caixas de coleta disponíveis na prefeitura, na Secretaria de Educação, na Biblioteca Pública Municipal, na Rádio Colonial, na Rádio Cidade Canção, no Jornal Semanal, Escritório Ativo, Clínica Pró-Vida ou com as integrantes da Casa da Amizade.

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO. FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO WHATS APP

GAUDÉRIO NEWS TV