A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na manhã desta quarta-feira (25/06), a Operação Prontuário Replicado, que apura crimes de fraude em licitação e associação criminosa envolvendo contratos firmados com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-RS). A investigação, conduzida ao longo de 12 meses, é coordenada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública Municipal (DPRCAPM), vinculada ao recém-criado Departamento de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública (Dercap).

📍 Alvos e apreensões

Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Porto Alegre e Canoas, nas residências de pessoas ligadas à empresa investigada. Computadores, celulares, documentos e até uniformes foram apreendidos e serão analisados.

Segundo a Polícia Civil, a empresa sob investigação teria vencido processos licitatórios de forma fraudulenta, utilizando documentação manipulada e fornecendo informações enganosas sobre sua capacidade operacional para execução de contratos com a Seduc-RS.

🔍 Investigação em andamento

A investigação ainda está em andamento e novas diligências podem ser deflagradas. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados até o momento. A Polícia não descarta o envolvimento de servidores públicos ou outros empresários em um possível esquema maior de corrupção no setor da educação.

A Seduc-RS ainda não se manifestou oficialmente sobre a operação, mas fontes internas indicam que a pasta deve instaurar uma auditoria interna para avaliar os contratos suspeitos.