14.4 C
Rio Grande do Sul
domingo, setembro 29, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Governador Eduardo Leite insta união para enfrentar crise pós-enchentes e pede urgência...

Governador Eduardo Leite insta união para enfrentar crise pós-enchentes e pede urgência na regulamentação de fundo de reconstrução

Leite defende medidas robustas para compensar perdas de arrecadação e investimentos emergenciais em municípios do RS.

Governador Eduardo Leite, durante sua participação na Marcha de Prefeitos pela Reconstrução dos Municípios do RS, promovida pela Famurs e CNM na Câmara dos Deputados, destacou a urgência na regulamentação ampla do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Ele enfatizou a necessidade de permitir investimentos abrangentes para todas as ações de restabelecimento e reconstrução. Além disso, Leite convocou os prefeitos a se unirem na cobrança pela reposição das perdas de arrecadação e por medidas robustas para a manutenção de empregos.

Em outra frente, o governador reforçou junto ao presidente Lula e ao vice-presidente Geraldo Alckmin, durante a reunião do Conselho da Federação, a necessidade premente de uma compensação financeira que possibilite a recomposição das perdas decorrentes das recentes enchentes no estado. Ele sublinhou que apenas a União possui a capacidade financeira para efetivar essa medida crucial, fundamental tanto para despesas extraordinárias quanto para as operações cotidianas de prestação de serviços à população.

Além disso, Leite mencionou sua preocupação com a regulamentação adequada da dívida, destacando a importância de uma resolução que não restrinja a aplicação dos recursos destinados ao fundo de reconstrução.

O deputado Elton Weber, presidente da Frente da Agropecuária Gaúcha, avaliou positivamente o Plano Safra da Agricultura Familiar, destacando medidas como o aumento dos recursos para o Pronaf e a redução das taxas de juros em linhas específicas. No entanto, ele ressaltou a necessidade de anistia das dívidas dos agricultores afetados pelas enchentes para garantir o acesso efetivo aos novos financiamentos. Weber alertou que o aumento das alíquotas do Proagro poderia impactar negativamente os custos das lavouras, especialmente em regiões que enfrentaram secas recentes.

Por fim, o deputado federal Marcel Van Hatten comemorou o adiamento da votação do projeto que regulamenta motoristas de aplicativos, criticando a proposta por considerá-la prejudicial aos interesses dos trabalhadores e usuários desses serviços.

Os deputados federais do PL anunciaram uma reunião para definir os rumos do partido no estado, em meio a discussões sobre liderança e estratégia política.

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br