10.1 C
Rio Grande do Sul
quinta-feira, maio 16, 2024
Home- ÚLTIMAS NOTÍCIAS -Governo reza na cartilha e até presta contas ao MST, denuncia colunista...

Governo reza na cartilha e até presta contas ao MST, denuncia colunista de O Sul

Todo o governo Lula (PT) foi mobilizado para produzir uma cartilha de mais de 160 páginas apontando o “caminho das pedras” para o MST |Por Cláudio Humberto

Em clara demonstração de submissão a uma organização que nem sequer tem CNPJ, todo o governo Lula (PT) foi mobilizado para produzir uma cartilha de mais de 160 páginas apontando o “caminho das pedras” para o MST, espécie de manual de instruções para que o movimento acusado de promover invasões criminosas de terras saiba onde e como pedir o que quiser. O “Caderno de Respostas do MST”, é obra dos ministros da Secretaria Geral e do Desenvolvimento Agrário.

CPI ignorada

A iniciativa é ainda mais espantosa considerando as graves revelações das investigações da CPI do MST, que investigou essa organização.

É ordem

Apesar de criado pelos ministros Mauro Macedo e Paulo Teixeira, o manual do MST é assinado por Lula e destinado a todos os ministérios.

Oficialmente

O manual do governo para o MST diz que o objetivo é “receber a pauta dos movimentos, sistematiza e entregar ao movimento solicitante”.

Minucioso

O documento contém centenas de pedidos, chamados de “pautas” e até áreas específicas, com “atualizações” acerca de cada item.

MST invade mais fazendas em 2023 do que em todo mandato de Bolsonaro

Os Sem Terra dizem que não invadem propriedades, mas sim ocupam terras sem função social. Será? / Foto: Reprodução

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) invadiu mais fazendas em 2023 do que em todo o mandato do ex-presidente Jair Bolsonaro

De acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entre os anos de 2019 e 2022, durante o governo Bolsonaro, foram registradas 62 invasões de terras no Brasil. Já no governo Lula, 61 casos foram registrados somente entre janeiro e julho do ano de 2023.

O MST tem recebido tratamento diferenciado no governo Lula, que tem procurado formas de agradar os sem terra e atender suas exigências. O afago mais recente é um “Caderno de Respostas ao MST”, que além de dar satisfações sobre políticas públicas fornece material de inteligência que pode ser útil no planejamento de futuras invasões.

O mesmo tratamento, no entanto, não vem sendo dado às pautas que dizem respeito aos principais afetados pelas ações do MST: os produtores rurais.

Em Sidrolândia, a maioria das terras recebidas após desapropriação são arrendadas para agricultores produzirem alimentos, enquanto os “novos donos” recebem a renda sem precisar trabalhar no cultivo da terra.


Conheça nosso canal no Youtube
Faça parte da nossa Fã-page no Facebook
Curta nosso Instagram
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM CLIQUE AQUI


VOCÊ É 100301599ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.
Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional e do Grupo de Portais de Notícias Independentes do RS

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br