HCI entra em nível de catástrofe hospitalar por falta de medicamentos

Fonte: Rádio Progresso de ijuí

O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) emitiu uma ‘nota circular’ nesta terça-feira (23) às autoridades responsáveis pela gestão pública e de saúde, onde apresenta o nível de catástrofe hospitalar, devido a completa falta de medicamentos utilizados em pacientes que fazem uso de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no tratamento da Covid-19. Na prática, o denominado código 04 (catástrofe), se caracteriza pelo uso de protocolos alternativos diante da escassez dos medicamentos necessários. Segundo o documento que a reportagem da Rádio Progresso teve acesso, no mínimo oito medicamentos, utilizados pela instituição, já estão em falta. (Foto).

Diante deste cenário a direção do Hospital de Caridade de Ijuí alerta as autoridades competentes que, caso não haja a reposição rápida dos estoques, pacientes que necessitarem de tratamento intensivo em razão da Covid-19, terão que ser transferidos para outras instituições de saúde.

No mesmo documento, o Hospital de Caridade de Ijuí alerta que, além da falta dos medicamentos, usados na intubação e manutenção dos pacientes, ainda convive com a falta de leitos e respiradores, além de enfrentar uma considerável redução no seu corpo clínico e de sua equipe assistencial, devido a alta demanda de trabalho. Hoje, o Hospital de Caridade de Ijuí tem 38 pacientes intubados, sendo tratados em decorrência do Coronavírus.


Assista ao “Jornal do Gaudério” desta segunda-feira, dia 22 de março

Assista ao “Gaudério Rural” desta terça-feira, 23 de março