18.3 C
Rio Grande do Sul
sexta-feira, setembro 20, 2024
HomeGERALHospital de Porto Alegre convoca voluntários para estudo clínico de vacina contra...

Hospital de Porto Alegre convoca voluntários para estudo clínico de vacina contra a dengue

Para participar, é necessário ter entre 18 e 50 anos de idade, não ter tido diagnóstico de dengue e ser saudável. Interessados devem realizar a inscrição de forma online.      |     Fonte: G 1

Está aberto o cadastro para voluntários que desejam participar do estado fase II da vacina contra a dengue, realizado pelo Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Interessados em participar devem realizar a inscrição no site da instituição.

Para participar, é necessário ter entre 18 a 50 anos de idade, não ter tido diagnóstico de dengue e ser saudável. O objetivo é avaliar a segurança e tolerabilidade da nova vacina contra a dengue da MSD (V181) em comparação com a vacina da dengue do Butantan (Butantan-DV). O estudo deverá abranger 1.200 participantes.

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa que acomete milhares de brasileiros e ainda preocupa autoridades de saúde pública. Nos primeiros quatro meses deste ano, os casos de dengue tiveram aumento de 113% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. Foram 544 mil casos, mesmo número registrado em todo 2021.

O principal vetor da dengue é o mosquito Aedes aegypti. O vírus é transmitido para humanos por meio da picada da fêmea do mosquito infectado (não existe transmissão de uma pessoa para outra). Por isso, a medida mais importante é eliminar os criadouros.

O Aedes aegypti também transmite a zika e a chikungunya. Apesar de ser o mesmo vetor, as doenças são de vírus de famílias diferentes. Por isso, vale lembrar que a vacina é contra o vírus da dengue, não é contra o mosquito.

Vacinas contra a dengue no Brasil

A Anvisa já aprovou duas vacinas contra a dengue. Ambas estão disponíveis apenas na rede privada, mas têm características diferentes.

A Dengvaxia é indicada para indivíduos de 9 a 45 anos com infecção prévia por dengue (é preciso fazer o teste sorológico para saber se já teve a doença) e seu esquema de administração consiste em três doses, que devem ser intercaladas num intervalo de seis meses.

Já a TAK-003, da Takeda Pharma, está liberada para a faixa etária de 4 a 60 anos, com ou sem infecção prévia. Ela é aplicada em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. Ela é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue.

O Instituto Butantan também está desenvolvendo uma vacina contra a dengue: a Butantan-DV. A vacina é produzida com os quatro tipos do vírus da dengue atenuados, ou seja, enfraquecidos. A expectativa é que uma dose seja suficiente, já que, segundo os estudos, a dose adicional não induziu diferenças significativas.

VOCÊ É 100425313ª PESSOA QUE VISITOU O GAUDÉRIO NEWS.
MUITO OBRIGADO.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER SE MANTER BEM INFORMADO.

Gaudério News – Integrante da UPOR, União dos Portais On Line Regional

- Publicidade -

Mais populares

Feito com muito 💜 por go7.com.br