Humaitá comemora 62 anos de emancipação nesta segunda-feira

Comunicação pública da criação do município se deu no dia 1º de março de 1959 / Fonte: Rádio Alto Uruguai

O município de Humaitá celebra nesta segunda-feira (1º), com feriado municipal, o aniversário de 62 anos de emancipação político-administrativa. A fundação ocorreu em 18 de fevereiro de 1959 e a comunicação pública da criação de Humaitá se deu no dia 1º de março do mesmo ano, data em que se comemora o aniversário de emancipação.

Entre 1953 e 1959, antes de ser emancipado, Humaitá foi distrito inicialmente de Três Passos e depois de Crissiumal. Até 1988, Humaitá tinha anexado em seu território o até então distrito de Sede Nova que naquele ano buscou também sua emancipação. Em 1979, Humaitá recebeu o cognome de “Município Jardim” devido às belezas naturais e dedicação dos habitantes no cuidado de jardins floridos.

A origem do nome Humaitá está ligada a duas versões. A primeira é a de que este seria o nome do cacique de uma tribo indígena que existia na região. A segunda versão é a de que o nome tenha sido escolhido em homenagem à conquista da Fortaleza de Humaitá durante a Guerra do Paraguai, em 1868.

Humaitá possui área de 134,4 Km². Em 2010, o Censo do IBGE calculou a população em 4.919 habitantes. O instituto estima que no ano passado a população fosse de 4.736 habitantes.

RECEBA AS NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO.

CLICK AQUI E FAÇA PARTE NOSSO GRUPODE NOTÍCIAS